Unimed Sul Capixaba lança campanha para incentivar o parto adequado - Jornal Fato
Saúde

Unimed Sul Capixaba lança campanha para incentivar o parto adequado

Iniciativa integra diversas ações da operadora que visam ampliar os resultados do Projeto Parto Adequado


- Divulgação

A Unimed Sul Capixaba lançou no último domingo, 14, mais uma campanha para incentivar o parto adequado entre as gestantes. O vídeo que estreou a ação foi apresentado no intervalo do programa Fantástico e seguirá em exibição na TV até o dia 12 de maio. A campanha também inclui ações promocionais em rádios, mídia impressa e on-line. As peças foram produzidas pela Agência Conteúdo, de Cachoeiro de Itapemirim.  

 

A iniciativa visa sensibilizar as gestantes sobre a importância de respeitar o momento de o bebê vir ao mundo, escolhendo o parto adequado. A Unimed Sul integra o Projeto Parto Adequado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).

 

O projeto é desenvolvido em mais de cem hospitais do Brasil com o objetivo de valorizar o parto normal, reduzir o número de cesáreas eletivas sem indicação e melhorar o atendimento a gestantes e bebês através de um parto mais humanizado. "Nosso objetivo com essa campanha é encorajar as gestantes a manifestarem para os seus médicos o desejo de terem um parto adequado", afirma a coordenadora de Marketing da Unimed Sul Capixaba, Dayana Destefani.

 

Ela destaca que, para a divulgação do projeto, existe ainda um hotsite (www.meupartoadequado.com.br), onde as gestantes podem conhecer a estrutura da sala de parto do Hospital Unimed Sul, terem acesso a depoimentos de outras gestantes e receberem orientações sobre o período da gestação. "Também estamos distribuindo fôlderes em todos os canais de atendimento da Unimed. Por onde a gestante passar, ela será munida de informações", acrescenta a coordenadora de Marketing.

 

Melhorias para incentivar o parto adequado

 

A nova campanha da Unimed Sul integra as diversas ações da operadora que visam ampliar os resultados do Projeto Parto Adequado, incluindo melhorias estruturais, novos procedimentos, mudanças no processo de solicitação e auditoria pós-procedimento e um trabalho acentuado com os médicos cooperados para estimular a realização do parto adequado. Esse esforço comum contribuiu para que, no primeiro trimestre de 2019, o número de partos normais realizados no Hospital Unimed Sul aumentasse em 100%, passando de 14 para 28.

 

"Como operadora de saúde trabalhamos para oferecer uma infraestrutura e uma equipe cada dia mais preparada para receber essas mães, além de levar informações que garantam autoconfiança. O nosso papel também inclui conscientizar a gestante e fazê-la se sentir segura e preparada psicologicamente para o momento do nascimento, guiá-la para ter o parto adequado, respeitando as condições clínicas dela e do bebê, permitindo que este momento seja saudável, respeitoso e inesquecível como toda grávida sempre deseja", enfatiza o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Sul Capixaba, Dr. Abel Sant'Anna Júnior.

 

O Hospital Unimed Sul Capixaba dispõe de uma sala de parto com estrutura moderna, com cama elétrica para o parto, banheira, bola de bobath, sonar, cardiotacógrafo e equipamentos para monitoramento dos sinais vitais. O local possui mais privacidade, conforto e segurança para as gestantes, ficando isolado do Centro Cirúrgico.

 

A unidade ainda tem como diferencial uma equipe de Enfermagem, com enfermeira obstetra exclusiva que atua junto aos médicos obstetras durante o parto. As profissionais são responsáveis por todo o acompanhamento que a gestante recebe, com o objetivo de realizar atividades que minimizem a dor do trabalho de parto, como, por exemplo: o uso de bolas de bobath, banheira aquecida para a gestante e técnicas de conforto e alívio da dor durante a evolução do parto.

 

Ainda são realizados workshops mensais, com a apresentação do Projeto Parto Adequado e orientações para as gestantes, como os tipos de parto e cuidados no pré-natal, aspectos emocionais na gravidez e pós-parto, alimentação saudável, a importância da atividade física na gestação, saúde do bebê, amamentação e rotina de internação.

Comentários