Sociedade Brasileira de Radioterapia orienta pacientes com câncer a manterem tratamento - Jornal Fato
Saúde

Sociedade Brasileira de Radioterapia orienta pacientes com câncer a manterem tratamento

Dentre as recomendações em tempos de pandemia de coronavírus estão evitar contato físico e reforçar os cuidados com higiene


A pandemia de coronavírus impôs em boa parte do mundo o isolamento social, uma medida que tem como objetivo evitar aglomerações e reduzir a propagação da doença. A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) emitiu um comunicado em que orienta pacientes oncológicos a não interromper suas sessões e a evitar contato físico, como cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão.

O radio-oncologista Carlos Rebello, diretor do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), recomenda um reforço maior nos cuidados de higiene e que se evite o contato com quem tenha sintomas de gripe, mesmo que eles sejam leves, uma vez que pessoas com câncer devem se resguardar, pois fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

"Os pacientes precisam ter cuidado para não adquirir a infecção, evitando locais de aglomeração e contato com quem viajou para regiões de epidemia. A orientação é que os tratamentos não sejam suspensos. Mas cada caso deve ser individualizado e avaliado com o médico responsável", destaca o especialista.

A artesã Karla Groner, 43 anos, disse que sua rotina mudou bastante na reta final da radioterapia para tratar câncer no endométrio.

A artesã Karla Groner mudou a rotina durante a radioterapia. Crédito: Acervo pessoal

 

"Eu tinha uma vida normal, costumava sair. Agora não faço mais isso. Uso máscara sempre que saio para fazer o tratamento. Ao voltar para casa, tiro os sapatos antes de entrar, calço outros que estão do lado de dentro e vou tomar banho. No banheiro, boto a roupa para lavar em saco plástico. Redobrei os cuidados com a higienização das mãos, uso muito o álcool gel e não tenho contato com outras pessoas porque como a imunidade cai, qualquer gripe pode virar algo mais sério", conta Karla.

O isolamento domiciliar é uma recomendação do Ministério da Saúde e para ser eficaz precisa contar com o bom senso das pessoas. Segundo Carlos Rebello, pessoas com câncer devem aproveitar esse momento para se fortalecerem tanto física quanto mentalmente para seguir com o tratamento.

"O paciente oncológico não pode enfraquecer. Deve continuar ativo, em busca de sua cura com apoio dos familiares e amigos. O melhor caminho é fazer atividade física em casa e se alimentar bem, cuidando da nutrição", afirma o radio-oncologista.

Seguindo orientações da SBRT, o IRV ampliou as medidas de prevenção ao coronavírus desde a porta de entrada da clínica, de modo a não haver contato com a maçaneta. Logo na chegada, os pacientes e seus acompanhantes são orientados a lavar as mãos com água e sabão, e a usar o álcool gel.

"Estamos recomendando também que os pacientes tragam apenas um acompanhante, alertando que essa pessoa não pode estar gripada, nem ser idosa. Após a sessão de radioterapia, orientamos a não ficar por muito tempo no setor, evitando aglomerações", explica Carlos Rebello.

Carlos Rebello é radio-oncologista do IRV. Crédito: Julia Terayama

 

Caso a pessoa em tratamento apresente sintomas de gripe, febre e coriza antes de comparecer à radioterapia, a orientação, segundo Carlos Rebello, é entrar em contato com a clínica para que medidas preventivas sejam tomadas. O mesmo vale para quem teve contato com passageiros que vieram de áreas de risco.

 

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Comentários