Setembro Amarelo: confira a programação preparada pela Saúde de Cachoeiro

Semus promoverá uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

11/09/2024 14:33
Setembro Amarelo: confira a programação preparada pela Saúde de Cachoeiro /Foto: Divulgação

Neste mês de setembro, dedicado à campanha brasileira de prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro promoverá uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Entre os dias 16 e 20, será realizada uma exposição de trabalhos feitos por pacientes assistidos pela rede de assistência à saúde mental do município. A exposição acontecerá no Palácio Bernardino Monteiro, localizado no Centro da cidade. No primeiro dia, o projeto Casa Verde fará uma apresentação musical no local.

No dia 24 de setembro (terça-feira), será realizado um encontro no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Coronel Borges, visando debater a saúde mental de crianças e adolescentes. O evento terá início às 13h30 e o tema central será ?Acesso ao tratamento de saúde mental à luz da Constituição?, abordando a importância de garantir o acesso ao tratamento e os direitos assegurados pela legislação brasileira.

Além disso, durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município promoverão rodas de conversa voltadas para os servidores da saúde, com o tema ?Cuidando da saúde mental de quem cuida?. Essas discussões têm como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância de cuidarem de sua própria saúde mental, já que são eles que, diariamente, lidam com situações desafiadoras em seu trabalho.

?Este período é de extrema importância para chamar a atenção sobre a prevenção do suicídio e reforçar o debate em torno da saúde mental. Durante o ano todo, a rede municipal de saúde de Cachoeiro oferece suporte multidisciplinar para quem necessita de cuidados relacionados à saúde mental?, destaca Gedson Alves, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.