Sesa realiza I Encontro Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos

O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), em Vitória

06/09/2024 13:56
Sesa realiza I Encontro Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos /Foto: Divulgação/Sesa-ES

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), promoveu na última quarta-feira (04), o 'I Encontro Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos: uma atitude muda tudo'. O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), em Vitória. A realização do encontro em setembro visa unir diferentes agentes envolvidos no processo de doação e transplante de órgãos, desde as equipes médicas e os profissionais de saúde, que atuam nas Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), até as famílias dos doadores e os transplantados, numa oportunidade de diálogo e troca de experiências para aprimorar o sistema de saúde no Estado e aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos. No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 determina o mês de setembro como o Mês de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos 'Setembro Verde'. Estiveram presente no encontro o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; o subsecretário de Estado de Regulação, Gleikson Barbosa; a gerente de Regulação Hospitalar, Alessandra Baque Berton; representantes dos Hospitais e Centros Transplantadores, Bancos de Olhos, além de famílias doadoras, pacientes em fila de espera, pacientes transplantados, profissionais da saúde, Coordenadores de CIHDOTT, Núcleo de Operações e Transporte Aéreos (Notaer), entre outros.

Em sua fala o secretário da Saúde Miguel Duarte ressaltou a importância da ação em prol do setembro verde. ?O I Encontro Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos é um marco para o Espírito Santo, pois reforça nosso compromisso com a vida. Este evento é uma oportunidade ímpar para debatermos os desafios e avanços no campo dos transplantes, que vêm crescendo no Estado, além de reafirmarmos a importância de cada família que diz 'sim' à doação. O impacto dessa decisão vai muito além do ato em si, pois significa a chance de uma nova vida para aqueles que aguardam por um transplante?, ressaltou Miguel Duarte.  

Segundo o subsecretário de Estado de Regulação, Gleikson Barbosa, o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado nos hospitais da rede, garante apoios que viabilizam o protocolo de transplantes e favorecem o crescimento dos credenciamentos de hospitais, equipes médicas para cuidados paliativos, na descentralização dos serviços, as bases do SAMU 192 que estão presentes em todos os 78 municípios do estado, agilizando na questão de transportes. ?A rede cresceu e o trabalho é realizado com essas entidades justamente para fins de equipe do CIHDOTT voltada especificamente para o assunto, uma vez que o processo de doação de órgão não é simples, é algo mais complexo o que demanda muita dedicação e pessoal?, disse o subsecretário.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, agradeceu às famílias de doadores e transplantados presentes no Encontro. ?A doação de órgãos é um ato de generosidade, amor e esperança que mesmo no momento crucial de dor e sofrimento faz com que a família decida por se solidarizar com o próximo transformando o luto em vida?, frisou.

A coordenadora enfatizou o crescimento de doações no Estado, lembrando a importância de se trabalhar com as famílias sobre a doação de órgãos na perda de um ente querido. ?O sucesso de um sistema de transplantes depende de vários fatores, mas nenhum é mais crucial do que a conscientização da população. O 'Setembro Verde' tem sido uma ferramenta poderosa para educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação. Estamos avançando, mas ainda há muito a ser feito, especialmente em termos de reduzir a recusa familiar?, salientou.

O encontro teve início com a apresentação do Coral HEncantar do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). Durante o encontro, foram realizadas palestras, apresentação do vídeo institucional da Campanha Oficial Setembro Verde ES 2024 houve Menção Honrosa às CHIDOTTS que se destacaram com maior número de doadores efetivos no  período de outubro de 2023 a setembro de 2024 (Hospital Estadual Central Benício Tavares Pereira (HEC), Hospital Estadual de Urgência e Emergência ?São Lucas? (HEUE), Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN),Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim (HSCMCI), Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) e Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI). O evento contou ainda com depoimentos de algumas famílias de doadores que compartilharam suas histórias.

 

Dados no Espírito Santo

No Espírito Santo, são realizados transplantes de coração, fígado, rim, córnea/esclera, medula óssea autólogo e medula óssea aparentado e não aparentado.

De janeiro a julho deste ano, o Estado realizou 332 transplantes de órgãos sólidos, tecidos e medula. No mesmo período, foram realizadas 104 entrevistas familiares para doação de órgãos, com 53% de aceitação, isto é, com o ?sim? da família, e 38% de recusa.

Em 2023, o Estado realizou 474 transplantes de órgãos sólidos, tecidos e medula. No mesmo ano foram realizadas 162 entrevistas familiares, com 45% de aceitação, com o 'sim' para a doação de órgãos, e 42% de recusa.

As entrevistas ocorrem nos serviços de saúde após a confirmação por morte encefálica do potencial doador, onde os profissionais de saúde, que atuam nas Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), promovem o acolhimento familiar.

Até quinta-feira (05), 2.501 capixabas aguardam por um órgão no Estado, sendo 1.173 para rim, 1.283 para transplante de córnea, 41 para fígado e quatro pessoas à espera de um coração.

 

?Setembro Verde? conta com a participação de servidores da Sesa

Ao longo da semana, os servidores da Secretaria da Saúde (Sesa) vêm mostrando o apoio à campanha do ?Setembro Verde?. Usando a camisa da campanha deste ano, eles se juntaram para expressar a mensagem da importância da doação de órgãos e, principalmente, a de declarar à família a vontade de ser doador. Além disso, ao longo de todo mês, a Sesa, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET-ES) intensificará a capacitação de profissionais, com programação especial. O encerramento se dará no dia 25/09/2024 as 14:30hs com a II Missa em Ação de Graças aos doadores de órgãos, no Campinho do Convento da Penha.