Segurança do Paciente: Uma Jornada pela Qualidade nos Serviços de Saúde

Nesta data, a Secretaria da Saúde (Sesa) destaca as realizações e os avanços alcançados pelos hospitais da rede estadual, Organizações Sociais e Fundações

17/09/2024 13:10
Segurança do Paciente: Uma Jornada pela Qualidade nos Serviços de Saúde /Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado nesta terça-feira (17), foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para fortalecer ações de segurança para o trato com os pacientes, como pilar central na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Nesta data, a Secretaria da Saúde (Sesa) destaca as realizações e os avanços alcançados pelos hospitais da rede estadual, Organizações Sociais e Fundações, por seu comprometimento e empenho para garantir um ambiente seguro, implantando protocolos rigorosos de segurança, garantindo assim um ambiente de internação mais seguro e eficaz ao paciente.

A data tem por objetivo, reforçar o compromisso de todos os profissionais de saúde com a qualidade e segurança, garantindo que cada paciente receba o melhor cuidado possível, com respeito, dignidade e proteção.

Esse ano, o tema escolhido pela OMS foi 'Melhorando o diagnóstico para a Segurança do Paciente. Diagnósticos corretos, PACIENTES SEGUROS'.

A segurança do paciente é essencial não somente durante a internação hospitalar, mas a partir do momento que ele esteja em âmbito hospitalar, quer seja para consulta, realização de exames ou internação, sendo uma prioridade que visa prevenir danos e promover um atendimento humanizado com bem-estar físico e mental.

A coordenadora e referência técnica estadual em Segurança do Paciente do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), Najla Nagib, reforça a importância da data como forma de alertar os hospitais sobre os cuidados essenciais adotados para a segurança do paciente e cita algumas medidas e cuidados adotados para assegurar a segurança do paciente que vão desde a recepção, acessibilidade e manejo com o paciente.

?É imprescindível que os hospitais adotem medidas simples como a abordagem correta com a identificação do paciente antes de qualquer procedimento, a garantia da administração segura de medicamentos conforme a prescrição médica, a acessibilidade do paciente no ambiente hospitalar, a implementação de medidas para evitar quedas de pacientes, como a supervisão constante e a adequação do ambiente, com pisos antiderrapantes e barras de apoio, até a comunicação entre profissionais, pacientes e familiares responsáveis com a troca clara e precisa de informações entre a equipe de saúde e os pacientes, bem como entre os profissionais, como forma de reduzir a ocorrência de evento adverso durante o tratamento. Esses cuidados são esforços contínuos que ajudam a promover a segurança e o bem-estar do paciente em todas as etapas da sua jornada hospitalar?, pontua.

Najla Nagib completa: ?os hospitais devem aproveitar a data, para que continuem adotando estratégias para conscientização sobre o tema e durante o ano realizem capacitações e ações de sensibilização relacionadas ao mesmo, como forma de priorizar a saúde e segurança do paciente.?

 Para lembrar a data, a Comissão Estadual de Segurança do Paciente (CESP/ES) vai realizar o webinário ?Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente? na próxima quarta-feira (18), às 14h pela plataforma Zoom. O encontro é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, o Grupo de Estudos sobre a Qualidade em saúde e Segurança do Paciente (GQUALIS), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (SOBRASP), e contará com os palestrantes, a doutora em Enfermagem e professora da Ufes, Cândida Caniçali Primo; e da especialista em segurança do paciente e qualidade hospitalar, Daniella Sperandio Feitosa.

Para participar basta acessar o link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/86370695374?pwd=lxZaNGzYbPzibnmdVjbj1UlYa4k8lu.1