Santa Casa de Vitória assume Santa Casa Cachoeiro

Contrato foi assinado na manhã de hoje e, a partir de 1º de fevereiro, Santa Casa de Vitória começa a gerir importante hospital cachoeirense; conselho deliberativo é mantido e atendimento, garantido

03/01/2024 19:10
Santa Casa de Vitória assume Santa Casa Cachoeiro /Marcos Leão

Único hospital filantrópico capixaba vocacionado ao atendimento em traumatologia e ortopedia, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim é referência para toda a região.

E, a partir do dia 1º de fevereiro, a Santa Casa de Vitória vai assumir a gestão do importante hospital cachoeirense. O contrato foi assinado na manhã de hoje (03). O conselho deliberativo da Santa Casa Cachoeiro se reuniu com a imprensa local no fim da tarde para comunicar a medida, necessária para garantir a manutenção do atendimento à população, já que o hospital local enfrenta problemas financeiros desde 2015, por conta de cortes de receitas e repasses, e corria o risco de fechar as portas.  

O acordo tem duração de três anos, nos quais o conselho deliberativo, presidido pelo bispo dom Luiz Fernando Lisboa, será mantido. Após este período, o hospital cachoeirense deve ser incorporado à Santa Casa de Vitória. Dom Luiz assegura que a parceria vai garantir para a população mais qualidade no serviço e estrutura moderna para os pacientes atendidos.

Instituição forte, com credibilidade em saúde no Espírito Santo, a Santa Casa de Vitória, em funcionamento há quase cinco séculos - desde 1545 -, administra outras instituições importantes, como a Maternidade Pró-Matre, na capital, o Hospital Dr. Arthur Gerhardt, em Domingos Martins, e o hospital materno infantil do município da Serra.

A Santa Casa de Vitória agrega ainda em sua estrutura de atuação a tradicional escola de medicina Emescam, além da regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Trata-se da 55ª maior empresa capixaba, com quase 4,5 mil funcionários diretamente contratados.

 

 

As equipes da Santa Casa de Vitória e do hospital cachoeirense já estão trabalhando em conjunto, neste período de transição, para assegurar a manutenção dos serviços, contornando as dificuldades financeiras. O objetivo principal, no primeiro momento, é alavancar receitas e otimizar custos, segundo o diretor da Santa Casa de Misericórdia da capital, Fabrício Gaede.

?A Santa Casa Cachoeiro reforça que mantém seu compromisso de salvar vidas, com o cuidado e a dedicação que tem feito ao longo dos últimos 123 anos?, declarou dom Luiz.

A reunião com a imprensa nesta quarta-feira aconteceu no auditório do hospital. Além do bispo e de Gaede, contou com a participação da vice-presidente do conselho deliberativo, Nercedes Canal, do superintendente da Santa Casa Cachoeiro, Afrânio Emílio Carvalho, e de quase todos os demais membros do órgão colegiado gestor da centenária instituição filantrópica cachoeirense.