Saiba quem pode tomar a vacina contra gripe na campanha nacional - Jornal Fato
Saúde

Saiba quem pode tomar a vacina contra gripe na campanha nacional

Em Cachoeiro, são 35 os locais de vacinação e 3.600 pessoas já foram vacinadas


- Divulgação/PMCI

A campanha nacional de vacinação contra gripe já começou na última quarta (10) e segue até o dia 31 de maio. A ação é voltada aos chamados grupos de risco, definidos pelo Ministério da Saúde.

Por isso, nas salas de vacina da rede pública de saúde, o imunizante está disponível apenas para os seguintes públicos: crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; professores; trabalhadores de saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e funcionários do sistema prisional.

A escolha desses grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). "São públicos mais suscetíveis à doença, correm um risco maior de sofrer complicações após a infecção inicial ou têm contato diário com várias pessoas e, assim, transmitiriam o vírus da gripe para muita gente. Por isso a campanha é voltada a eles", explica Luciara Botelho, secretária municipal de Saúde de Cachoeiro. 

No município, são 35 os locais de vacinação e, até esta segunda-feira (15), cerca de 3.600 pessoas já haviam sido vacinadas, o que corresponde a uma cobertura de 8% do público-alvo. "É importante lembrar que a vacina deve ser repetida todo ano por quem se enquadra nos grupos da campanha", alerta a secretária.  

Para receber a dose, é preciso apresentar o Cartão de Vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudos médicos para os portadores de doenças crônicas e, para os trabalhadores da saúde e professores, declaração emitida pelo empregador, crachá, além do documento de identidade (contracheque não é considerado). 

Dia D

No dia 4 de maio, será realizado o Dia D de Vacinação contra a Influenza, quando todas as unidades básicas de saúde e o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu estarão abertos das 8h às 17h, na sede do município, e das 9h às 16h, nos distritos e localidades rurais.

Agendamento online

O atendimento para receber a vacina pode ser agendado pela internet, pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Por meio do sistema, é possível ser atendido nas unidades dos bairros: Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

Confira os locais de vacinação - de segunda a sexta, das 7h às 16h (exceto feriados)

Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS Otto Marins
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Vila Rica
UBS Gilson Carone
UBS Agostinho Simonato
UBS Recanto 
UBS Novo Parque
UBS Parque Laranjeiras

Interior

UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Coutinho
UBS Gironda
UBS São Vicente
UBS Gruta

*Unidades de saúde sem sala de vacina que participarão da campanha, às segundas e sextas-feiras, das 9h às 14h:

UBS Valão
UBS Agostinho Simonato
UBS Parque Laranjeiras
UBS Recanto

Comentários