Saiba onde encontrar tratamento gratuito para tuberculose - Jornal Fato
Saúde

Saiba onde encontrar tratamento gratuito para tuberculose

O primeiro atendimento é feito nas unidades básicas de saúde do município


- Divulgação/PMCI

Tossir por mais de três semanas, cansaço excessivo e falta de apetite podem ser sintomas de tuberculose. O alerta é feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, que aproveita a proximidade do dia internacional de combate à doença - celebrado no domingo (24) - para orientar a população sobre os serviços que oferece para tratamento da enfermidade. 

O paciente que apresenta os sintomas deve procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) para atendimento e encaminhamento para a realização do teste de escarro, feito no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, para confirmação do diagnóstico. 

Em caso positivo, o paciente será monitorado pela equipe de profissionais da Semus e receberá acompanhamento de, no mínimo, seis meses, com medicação diária, na própria unidade de saúde de seu bairro. Os familiares também deverão passar por exames para verificar se houve transmissão da doença.

De acordo com o Programa Municipal de Combate à Tuberculose, que desenvolve ações permanentes para prevenção e controle da doença, em 2018 foram notificados 110 casos de tuberculose na cidade.

"Vale lembrar que o aparecimento da tuberculose está diretamente relacionado à baixa da imunidade no individuo, tendo maior incidência em pessoas com diabetes, tabagismo, alcoolismo e uso de drogas, por exemplo. Na nossa rede, o paciente diagnosticado com a doença recebe a atenção devida e acompanhamento pelas equipes. É fundamental que o morador que apresente os sintomas procure, o quanto antes, avaliação profissional na UBS mais próxima de casa", ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Evento

Na próxima quinta-feira (28), das 8h às 12h, a Semus promoverá uma série de serviços de saúde, na praça Jerônimo Monteiro. A ação acontece em referência às seguintes datas comemorativas de março: Dia de Combate à Tuberculose (24), Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo de Útero (26), Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) e, ainda, o Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado no dia 8.

Contágio

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. A maneira de contágio é por meio de gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outra pessoa é através da fala, espirro ou tosse, de uma pessoa doente.

Sintomas

.Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
.Cansaço excessivo e prostração;
.Febre baixa geralmente no período da tarde; 
.Suor noturno;
.Falta de apetite;
.Emagrecimento acentuado;
.Rouquidão.

Comentários