Pronto Atendimento Infantil 24 horas faz um ano - Jornal Fato
Saúde

Pronto Atendimento Infantil 24 horas faz um ano

O PAI atende pacientes com até 12 anos em casos considerados graves, de urgência e emergência. A média mensal é de 5 mil de atendimentos


PMCI

Há um ano, as crianças de Cachoeiro podem contar, a qualquer hora, mesmo de madrugada, com os serviços do Pronto Atendimento Infantil (PAI) "Dr. Gilson Carone", localizado no bairro Sumaré. 

Desde novembro de 2017, a unidade funciona 24 horas, todos os dias, graças à ampliação do investimento da prefeitura no convênio com o Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), prestador do serviço. Antes, o atendimento era realizado das 7h00 às 22h00.

O PAI atende pacientes com até 12 anos em casos considerados graves, de urgência e emergência. Nesse primeiro ano de serviço ininterrupto, a média mensal é de 5 mil de atendimentos. 

Quatro pediatras plantonistas (dois de dia e dois à noite) atuam na unidade, que é muito bem avaliada pelos usuários. É o que aponta uma pesquisa de satisfação feita em agosto passado. Dos 341 pais que participaram da enquete, 95% avaliaram o serviço dos médicos como "ótimo", "muito bom" ou "bom". Além disso, 98,8% dos entrevistados aprovaram o atendimento de enfermagem.

Outro ponto bem avaliado foi a estrutura ambulatorial, aprovada por 98% dos pais que responderam ao questionário, disponibilizado a eles em um tablet, por meio de um sistema eletrônico desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro (Dataci).

Ao todo, no questionário, foram apresentadas nove categorias, que incluem, ainda, tempo de atendimento e aspectos das instalações. Os usuários tiveram de classificá-las como "ótimo", "muito bom", "bom", "regular" ou "ruim". A pesquisa também mostrou que 98,8% dos usuários recomendam os serviços do PAI. 

"É um serviço fundamental e de excelência que ampliamos para garantir mais tranquilidade aos pais quando precisam da assistência de urgência e emergência para seus filhos. Acabamos de renovar o convênio, por mais um ano, mantendo o atendimento 24 horas. Nossa orientação é para que a população faça o uso adequado do PAI, procurando o serviço apenas quando o caso for realmente grave, aquele em que não pode haver espera. Os demais casos devem ser tratados nas unidades básicas de saúde dos bairros, pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Agindo assim, não haverá sobrecarga e comprometimento da qualidade nos serviços do PAI", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Quando procurar o Pronto Atendimento Infantil (PAI):

Caso de emergência (situação crítica) - hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva etc.

Caso de urgência (precisa ser resolvida com rapidez) - luxação, torção, fratura grave etc.

Comentários