Projeto de esgotamento sanitário avança em 2018 - Jornal Fato
Saúde

Projeto de esgotamento sanitário avança em 2018

No total, 36,5 km de redes foram acrescidos ao total de redes conectadas ao sistema de tratamento


- Divulgação/PMCI

Em 2018, dentre outras ações desenvolvidas em Cachoeiro, a Agência Municipal dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) focou no projeto Tratar, cujo objetivo é separar a rede de esgoto da rede pluvial, para reduzir o lançamento de dejetos no Rio Itapemirim e demais corpos hídricos.
De acordo com o órgão, 80% das redes coletoras de esgoto do perímetro urbano já foram mapeadas e classificadas. Esse trabalho de diagnóstico, explica a Agersa, começou a ser realizado nos últimos dois anos e, desde então, desdobrou-se em obras executadas ao longo de 2018.
Hoje, 67% das redes estão diretamente interligadas ao sistema de tratamento; 19%, interligadas às tomadas de tempo seco (TTS); e 14%, apenas, com lançamento direto em corpo d'água. 
Uma melhora significativa se comparada com a situação inicial do projeto em janeiro de 2017, em que a porcentagem de redes diretamente ligadas ao sistema era de 58%; as tomadas de tempo seco representavam 21% da forma de coleta; e outros 21% correspondiam a lançamento direto em corpos hídricos. 
Ao todo, 36,5 quilômetros de redes foram acrescidos ao total de redes conectadas ao sistema de tratamento. Além disso, 13 bacias de esgotamento estão com diagnóstico finalizado, uma com diagnóstico em andamento e uma, somente, com diagnóstico ainda não iniciado.
"O projeto Tratar continua em andamento, e há diversas obras programadas para 2019, visando aumentar a porcentagem de redes ligadas diretamente ao sistema de coleta de esgotamento sanitário", adianta Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa.

Ouvidoria fez quase 1 mil atendimentos
Também durante este ano, segundo a Agersa, sua Ouvidoria registrou quase 1 mil atendimentos, dos quais 502 foram de queixas relacionadas ao serviço de transporte coletivo, e outras 497, referentes ao de saneamento. O setor pode ser acionado pelo telefone 0800-283-4048 ou pelo e-mail [email protected]

Mais de 3,3 mil ações voltadas ao serviço de transporte coletivo
O órgão destacou, ainda, as atividades de sua Diretoria Técnica I, que gerou, em 2018, um total de 3.328 ações voltadas ao serviço de transporte coletivo.
O setor foi responsável, também, por conduzir 304 ordens de serviços operacionais (OSO's) ajustadas; 342 reclamações verificadas e finalizadas; 1.285 movimentações processuais (processos analisados e despachados); 358 atos oficiais expedidos; 55 autuações lavradas; 71 notificações emitidas; 435 vistorias veiculares realizadas; 435 alvarás expedidos; e 43 ações fiscais em campo.

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