Parar de fumar ainda é desafio - Jornal Fato
Saúde

Parar de fumar ainda é desafio

Para ajudar clientes a deixarem o vício, cooperativa de saúde abre inscrições para Grupo de Tabagismo


Parar de fumar nem sempre é uma atitude fácil. A mudança de comportamento exige muita força de vontade e iniciativa do fumante. Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio -, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

Outros malefícios relacionados ao uso do tabaco são cânceres, diabetes, cegueira, cataratas, problemas na gravidez, doenças pulmonares, asma, envelhecimento precoce e impotência. "O fumante sabe e entende os malefícios do tabaco e se questiona porque continua fumando", destaca a médica da família e comunidade, Juliana Nogueira.

A médica acrescenta que um dos principais receios de quem quer parar de fumar são os sintomas de abstinência, como dor de cabeça, palpitações, ansiedade, alterações de apetite, ganho de peso e outros. "Os sintomas podem ocorrer, mas são passageiros. É comum que ocorram no início devido à dependência química da nicotina, mas passam em duas ou três semanas".

Em Cachoeiro, a Unimed Sul Capixaba está com inscrições abertas para o Grupo de Tabagismo, que auxilia clientes fumantes no abandono do uso do tabaco, por meio de sessões em grupo realizadas e orientadas pela médica da família e da comunidade e por uma psicóloga. Os encontros iniciam na semana que vem, em Cachoeiro. 

"O programa dura cerca de três meses e o próprio participante estipula data para parar de fumar. São avaliadas as questões comportamentais e clínicas e, se necessário, o participante é encaminhado para um pneumologista", explica a enfermeira da área de Promoção de Saúde da cooperativa de saúde, Elane Martins.

Os clientes Unimed interessados em participar do Grupo de Tabagismo podem se inscrever pelo site www.unimedsulcapixaba.coop.br, pelos telefones (28) 2101-6332 e 2101-6333 ou diretamente na sede da operadora, em Cachoeiro de Itapemirim.

Comentários