Mudança do tempo faz aumentar casos de bronquiolite em crianças

Especialista orienta sobre prevenção e cuidados e alerta crianças menores de dois anos são as mais afetadas

07/06/2024 14:21
Mudança do tempo faz aumentar casos de bronquiolite em crianças /Foto Reprodução Web

Com a mudança repentina do tempo, os casos de gripes e doenças contagiosas, como vírus respiratórios, tornaram-se mais comuns. Entre eles está o vírus sincicial respiratório (VSR), conhecido por causar bronquiolite, que afeta crianças menores de dois anos, provocando dificuldade para respirar e podendo levar a óbito. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, de 2022 para 2023, os casos aumentaram em 25% no Espírito Santo, sendo a bronquiolite a principal causa de óbitos em crianças com menos de um ano.

Em entrevista, Maura Moulin Rodrigues, pediatra neonatologista e intensivista pediátrica da Unimed Sul Capixaba, explica como prevenir e tratar a doença.

Segundo a especialista, a bronquiolite é uma infecção do trato respiratório inferior que acomete principalmente crianças menores de dois anos, causando dificuldade respiratória devido à inflamação das vias aéreas.

As principais causas da bronquiolite são vírus respiratórios, sendo o VSR o mais comum. Outros vírus, como a influenza e o corona vírus, também podem causar a doença, mas o VSR é o principal agente.

Os sintomas iniciais assemelham-se aos de um resfriado comum, incluindo coriza, tosse e febre baixa, evoluindo para tosse mais frequente e dificuldade para respirar e mamar. Não existe uma medicação específica para tratar a bronquiolite, sendo o tratamento de suporte a principal abordagem. Sendo ele observar a criança, oferecer bastante liquido, higienizar as narinas com soro e estar atento a sinais de piora.

Crianças com doenças preexistentes como asma, cardiopatia congênita, doenças respiratórias e bebes prematuros tendem a ter casos mais graves, frequentemente necessitando de internação hospitalar.

Mas a melhor prevenção é reforçar a imunidade das crianças através de uma alimentação saudável, aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sono de qualidade e brincadeiras ao ar livre. Além da aplicação da vacina de dose única que deve ser aplicada mãe, durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação, a vacina protege os bebes até o sexto mês de vida.

Contágio e Prevenção

A bronquiolite é contagiosa, e algumas medidas preventivas são fundamentais: - Evitar o contato das crianças com pessoas resfriadas. - Higienizar as mãos frequentemente, especialmente ao entrar em contato com bebês pequenos. - Limitar o excesso de visitas a recém-nascidos. - Uso de máscara pela mãe caso ela esteja gripada ao amamentar.