Maternidade do Hifa adota "Parto Humanizado" - Jornal Fato
Saúde

Maternidade do Hifa adota "Parto Humanizado"

O hospital irá oferecer um ambiente adequado para essas mães que desejam o parto humanizado


a coordenadora da maternidade, Rosely de Almeida Freixo, em uma das salas de parto - Foto: Dayane Hemerly

O Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), que fará o atendimento a gestantes a partir desta quarta-feira (02), aderiu ao projeto do parto humanizado. O hospital agora oferece o serviço de Maternidade de risco habitual para mulheres dos municípios de Muqui, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim.  

O novo serviço de maternidade atenderá as normativas da Rede Cegonha do Ministérios da Saúde, que terá como cultura institucional os protocolos de parto adequado. Uma equipe de médicos obstetras, neonatologistas, anestesistas, enfermeira obstetriz e técnicos farão parte do novo espaço.

De acordo com a coordenadora da maternidade, Rosely de Almeida Freixo, juntamente ao Superintendente, Jailton Pedroso, as grávidas contarão com salas preparadas com métodos não farmacológicos. "O hospital irá oferecer um ambiente adequado para essas mães que desejam o parto humanizado. O nosso foco aqui será o parto normal. As mães que tiverem algum problema durante o trabalho de parto e não puderem ter seus filhos normalmente, serão encaminhadas à sala de cirurgia, mas isso acontecerá muito pouco", esclarece.

Os trabalhos começaram hoje e o hospital já conta com sua primeira paciente, que não pôde ter sua identidade divulgada. "Ela já está em trabalho de parto, é acompanhada pelo médico, enfermeira e tem direito a um acompanhante. Neste momento ela está tomando um banho relaxante. Ela pode ficar o tempo que quiser nesse banho. Isso faz parte das medidas do parto humanizado", comenta Rosely.

Em todo sul do estado, são realizados entre 160 e 170 partos no mês. A maternidade irá comportar todas essas grávidas em 19 leitos de alojamento conjunto, quatro leitos de enfermaria clínica obstétrica/ginecológica, quatro leitos de enfermaria cirúrgica, três quatros PPP (Pré-parto, parto e pós-parto). Ao todo, serão 30 leitos.

Uma novidade da maternidade será o "contato pele a pele" da mãe e o bebê. Assim que a criança nascer, ela irá direto para o colo da mãe e será amamentada. Mãe e filho ficarão juntos durante, aproximadamente, 20 ou 30 minutos. O cordão umbilical também terá um tempo para ser cortado. O objetivo do método é estimular o vínculo entre mãe e bebê, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável.

 

O superintendente Jailton Pedroso e a coordenadora da maternidade, obstetra, Rosely de Almeida Freixo

 

Funcionamento

As gestantes farão o pré-natal normalmente em seus municípios, mas ao chegarem nas 35 semanas de gestação, serão levadas ao Hifa para o início do acompanhamento do parto. Na unidade elas serão avaliadas, passarão por acompanhamento psicológico, exames e orientação sobre o parto.

Caso alguma paciente sofrer algum tipo de problema antes das 35 semanas, deve ser levada com urgência para a maternidade do Hospital Infantil.

 

Elefante Branco

Sobre o funcionamento da maternidade do Hifa no Elefante Branco, Jailton Pedroso explicou que está quase tudo pronto para o início das obras, falta, apenas, o recurso.

"Não há previsão para começarmos as obras. Temos que passar por muitas questões burocráticas e, infelizmente, vai demorar um pouco. A maternidade funcionará aqui até que consigamos deixar o Elefante Branco pronto. Toda a estrutura que montamos aqui será transferida para lá. Estamos, neste espaço, adequando e ganhando experiência para atendermos com dignidade a todas as nossas pacientes".

 

Comentários