Mamografia e exame preventivo gratuitos no Dia D - Jornal Fato
Saúde

Mamografia e exame preventivo gratuitos no Dia D

Na próxima segunda-feira (08), a FNCC de Cachoeiro irá realizar o Dia D com diversas atividades e exames gratuitos


Foto ilustrativa

Começou nesta segunda-feira (1º) a campanha nacional contra o câncer de mama. A Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) de Cachoeiro de Itapemirim realizará o Dia D na próxima segunda-feira (08) com exames, palestras, corte de cabelo, dentre outras atividades. As ações fazem parte do Outubro Rosa.

O principal tema da FNCC neste ano é a mamografia. Por acharem que a mamografia dói, as mulheres negligenciam o diagnóstico precoce da doença. O desconforto ao fazer o exame é baixo e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura, que podem chegar a 90%.

Se mulheres a partir dos 50 anos introduzirem em sua rotina de prevenção a mamografia, seria possível reduzir o número de mortes por câncer de mama, no Brasil. Anualmente, mais de 14 mil brasileiras morrem em virtude do diagnóstico tardio de nódulos malignos nas mamas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por ano são diagnosticados mais de 59 mil casos da doença no Brasil. Mas nem todo caroço no seio é câncer. É preciso procurar um ginecologista sempre que se observar alguma alteração.

A recomendação é iniciar a prevenção conhecendo seu próprio corpo. A dica é aproveitar o banho e apalpar as mamas e a melhor época é após a menstruação. Para mulheres que não menstruam mais, escolha uma data do mês e repita sempre nesse mesmo dia, mensalmente. Porém, o autoexame não basta para detectar precocemente a doença. Não tem eficácia para a detecção do tumor. Para isso, recomenda-se a mamografia anual. Muitas mulheres recorrem à ultrassonografia para evitar o desconforto do exame de Raio X, no entanto, não tem respaldo médico. O rastreamento correto se utiliza da ultrassom como exame complementar à mamografia.

 

DIA D

O Dia D começa às 8h, na sede da FNCC, localizada na rua Coronel Borges, no bairro Coronel Borges. Serão realizadas 230 mamografias para mulheres acima de 40 anos e 100 exames preventivos de cólo de útero, para mulheres acima dos 18 anos. É necessário levar documento com foto.

Durante o dia haverá palestra, limpeza de pele, maquiagem, massoterapia, aferimento de pressão, design de sobrancelha, corte de cabelo, teste de glicemia e atendimento nutricional.

 

Comentários