Mais de 9 mil crianças devem ser vacinadas - Jornal Fato
Saúde

Mais de 9 mil crianças devem ser vacinadas

Logo no primeiro dia, os locais de vacinação de Cachoeiro apresentaram grande procura pelas doses


Todas as crianças de 1 ano até menores de cinco anos devem ser vacinadas - Foto: PMCI

Começou nesta segunda-feira (06) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil). Em Cachoeiro, onde há 23 locais de aplicação das doses, a expectativa é de que sejam vacinadas, pelo menos, 9.717 crianças, até o fim da campanha, em 31 de agosto.

Todas as crianças de 1 ano até menores de cinco anos devem ser vacinadas. O objetivo do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal para evitar o retorno da pólio, erradicada no Brasil desde 1990, e a emergência do sarampo, que voltou a ter casos registrados neste ano, em alguns estados, dois anos após o país receber da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus.

Logo no primeiro dia, os locais de vacinação de Cachoeiro apresentaram grande procura pelas doses. "A meta mínima é vacinar 95% do público-alvo, ou seja, 9.717 crianças, mas o nosso trabalho é para ultrapassar esse número", destaca a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Horminda Gonçalves.

A campanha é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças da faixa etária estabelecida, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão dose da vacina tríplice viral, independe da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

 

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

 

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

 

Serviço

Salas de vacinação

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h00

1-Abelardo Machado

2-Aquidaban

3-Novo Parque

4-Village da Luz

5-Gilson Carone

6-São Luiz Gonzaga

7-Amaral

8-União

9-Recanto

10-BNH de Cima

11-BNH de Baixo

12-Aeroporto

13-Jardim Itapemirim

14-Centro Municipal de Saúde

15-Paraíso

16-Otto Marins

17-Zumbi

18-Soturno

19-Córrego dos Monos

20-Burarama

21-Pacotuba

22-Itaoca

23-Conduru

Comentários