Mais de 200 pessoas foram vacinadas contra o sarampo - Jornal Fato
Saúde

Mais de 200 pessoas foram vacinadas contra o sarampo

Mais duas ações serão realizadas em locais de grande circulação de pessoas


- Divulgação/PMCI

Mais de 200 pessoas foram vacinadas contra o sarampo nas ações de vacinação volante realizadas, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As equipes de imunização atuaram em dois shoppings e em um supermercado, para aproveitar o grande fluxo de pessoas desses locais. 

A estratégia adotada é um esforço preventivo, diante do fato de que a doença voltou a acometer moradores de outras regiões do país, anos depois de ser erradicada. Segundo a Semus, não há caso registrado em Cachoeiro, mas, com o período das férias, o trânsito de turistas possibilita a entrada do vírus no município. 

Para quem ainda não conseguiu se vacinar e quer aproveitar a vacinação volante, haverá uma ação nesta segunda-feira (21), das 12h às 16h, no Supermercado Perim (Consolação), e outra no dia (30), na praça Jerônimo Monteiro, das 8h às 11h. 

A dose também está disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta, no período das 7h às 16h. É preciso apresentar o Cartão de Vacina, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou um documento oficial. A vacina tríplice viral é aplicada em duas doses até 29 anos e dose única de 30 a 49 anos.

A Semus também faz um alerta aos moradores e turistas sobre a importância da imunização contra a febre amarela, que, a exemplo do sarampo, tem maior incidência no verão. 
"É imprescindível que todos fiquem atentos a atualização do cartão de vacina, de cada faixa etária, principalmente neste período de férias. O sarampo e a febre amarela são doenças de alta transmissibilidade. A vacina é a forma mais eficaz e segura de preveni-las", explica a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves, ressaltando que a vacina contra a febre amarela também está disponível nas salas de vacina. 

Agendamento online
Em Cachoeiro, é possível agendar o atendimento para tomar vacinas. Basta acessar o endereço agendamento.cachoeiro.es.gov.br, escolher o serviço "Imunização" e selecionar a unidade de saúde em que deseja receber a dose, escolher data e horário disponíveis e preencher os dados pessoais.

A marcação online pode ser feita para as unidades de saúde localizadas nos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

Além dos atendimentos de imunização, é possível agendar serviços nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança e consulta para ingresso no programa de controle do tabagismo.

Comentários