Jovens se unem em grupo para doar sangue na Santa Casa - Jornal Fato
Saúde

Jovens se unem em grupo para doar sangue na Santa Casa

A ideia partiu de Fernando Zucoloto, um jovem de 18 anos que informou que sempre teve essa vontade


Foto: divulgação/Santa Casa

Nesta semana, oito jovens compareceram ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro para fazer uma doação. A iniciativa chama atenção porque o número de pessoas nessa faixa etária que procuram o banco de sangue do hospital para doar é muito pequeno.

A ideia partiu de Fernando Zucoloto, um jovem de 18 anos que informou que sempre teve essa vontade, e que agora junto com os amigos se sentiu mais motivado a realizar esse desejo.

Além dele, outras duas amigas doaram, Amanda Miliorini e Karollyn Fabiano, ambas de 18 anos.

Os outros cinco jovens não estavam aptos a doar, mas retornarão na próxima semana para realizar a doação.

Segundo o enfermeiro Guilherme Polastrelli, no último mês o banco de sangue teve 473 doadores, apenas seis deles tem idade abaixo de 18 anos e 120 tem entre 18 e 29 anos.

Guilherme acredita que o incentivo aos jovens sobre a doação de sangue desde cedo é de grande importância.

"A maioria tem boa saúde e pode passar a ser um doador frequente por vários anos, já pode começar a doar desde os 16 anos acompanhados pelo seu responsável legal", afirmou.

Entre as questões que inibem os jovens é que muitos desconhecem como é feita a coleta do sangue. Guilherme acredita que a informação é essencial para incentivá-los.

O enfermeiro ainda relatou que é de extrema importância que o ambiente da doação seja acolhedor e que mostre aos jovens como esse ato é valioso. Dessa forma, os próprios jovens dividem essa experiência com os demais amigos, criando uma onda de incentivo, e associando à doação de sangue seu real significado: um ato humano e solidário.

Uma das propostas de incentivo a doação de sangue que tem inspirado jovens de outros estados é o pedido da doação como presente de aniversário.

Outro estímulo é trocar aquela tarde no shopping por um encontro no hemocentro ou reunir os colegas de escola para juntos vivenciarem a primeira doação.

 

Estoques

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro atende a urgências e emergências de toda região sul, além de fornecer sangue para o hospital infantil Francisco de Assis e para a Santa Casa de Castelo.

Para manter os estoques abastecidos é necessário o número de 30 doações/dia e, infelizmente, a falta de sangue é constante.

A doação de sangue é um gesto caridoso e uma única doação pode salvar até quatro vidas.

A transfusão de sangue é indispensável para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas; para pacientes com doenças crônicas graves, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

 

Como doar

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Os doadores devem estar munidos de documento oficial com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro funciona de segunda a sexta de 07h as 16h e aos sábados de 07h as 11h. Para doações em grupos acima de cinco pessoas ligue e agende (28) 2101-2103.

Comentários