Hospital Unimed Sul registra baixos índices de infecção hospitalar - Jornal Fato
Saúde

Hospital Unimed Sul registra baixos índices de infecção hospitalar

A unidade registrou em 2018 taxas de infeção hospitalar geral de 2,15%


- Divulgação

O Hospital Unimed Sul Capixaba apresenta um dos melhores índices de infecção hospitalar quando comparado aos dados da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Predominantemente cirúrgico, a unidade registrou em 2018 taxas de infeção hospitalar geral de 2,15%, tida como uma das mais baixas.

 A unidade apresenta índices pequenos de indicadores como Infecção Associada à Cateter (IAC), Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e Infecção de Sítio Cirúrgico em Cirurgia Limpa, que apresentaram percentual abaixo da média registrada entre os hospitais do Espírito Santo.

 Atualmente, o termo infecção hospitalar tem sido substituído por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), abrangendo não só a infecção adquirida no hospital, mas também aquela relacionada a procedimentos feitos em ambulatório, durante cuidados assistenciais domiciliares e à infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde. 

 A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dra. Andressa Monteiro Braconi Grilo, explica que, ao se falar de infecção hospitalar, é necessário entender que as presenças de comorbidades, doenças crônicas, idades extremas e escore de gravidade do paciente, aumentam o risco de desenvolvimento de infecção durante a internação.

 Esses fatores de risco do paciente, associados a procedimentos invasivos, como cirurgias, introdução de cateteres, ventilação mecânica, entre outras, e o prolongamento no tempo de internação, aumentam de forma expressiva este risco. Segundo a médica, estudos relatam que 70% a 80% das IRAS são decorrentes a esses fatores. No registro de infecção tratadas no Hospital Unimed Sul, 90% são de Infecção Comunitária - constatada ou em incubação no ato da admissão do paciente.

 Sobre os bons índices apresentados pelo Hospital Unimed Sul, a coordenadora destaca que as medidas de prevenção adotadas pela unidade refletiram positivamente nos indicadores. "Nosso índice de Infecção Associada à Cateter foi de 1,8% em 2018. Para se ter uma ideia, a percentagem média em 2017 nos hospitais do Estado ficou em 4,25%, e em 2,84% entre os associados à Anaph".

 O mesmo ocorreu em casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, que chegou a 4,7% no Hospital Unimed Sul em 2018, bem abaixo dos 6,52% registrados nos hospitais do Estado e dos 5,21% apresentados pelos hospitais associados à Anaph em 2017. "São várias as práticas adotadas para a prevenção das infecções. Temos protocolos e monitoramentos para a higiene das mãos, Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos, vigilância após a alta hospitalar, monitoramento da satisfação do cliente, controle e prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes, protocolo de cirurgia segura, entre muitos outros", relata a Dra. Andressa Grilo.

 Para atuar de maneira preventiva, o Hospital Unimed também possui uma equipe exclusiva para o monitoramento, planejamento e elaboração de ações de prevenção das Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS). O grupo promove ações voltadas à vigilância epidemiológica, doenças de notificação compulsória, treinamentos com equipe, elaboração de protocolos, normas, rotinas e auditorias internas, além de visitas técnicas aos setores para monitoramento das medidas de prevenção. A CCIH é formada por médicos, enfermeira especialista em Gestão e Controle de Infecção, bioquímico, farmacêutico e gerentes administrativos. 

 

Tecnologias auxiliam no combate à infecção hospitalar

 As tecnologias têm sido ferramentas eficazes no combate de infecções hospitalares. Segundo o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Dr. Gediel Teixeira Xavier, investimentos em cirurgias minimamente invasivas e em equipamentos, como de esterilização e desinfecção na Central de Material Esterializado, foram algumas práticas realizadas pelo Hospital Unimed Sul para a prevenção das IRAS.

 Em 2018, o hospital adquiriu mais uma torre de videocirurgia, para ampliar a realização de cirurgias minimamente invasivas e reduzir o tempo de internação e o risco de infecções. A unidade hospitalar também possui um sistema informatizado de busca ativa de IRAS, facilitando a identificação de novos casos e acionamento de medidas de controle. Do mesmo modo, dispõe de sistema informatizado nas UTIs (Epimed) para monitoramento das medidas de prevenção das principais infecções e sistema para rastreabilidade e controle de materiais e instrumentais cirúrgicos na Central de Material Esterilizado.

 A preparação e a qualificação das equipes são outras medidas adotadas pelo hospital, com treinamento multidisciplinar para a prevenção de infecções, realização de reuniões científicas com equipe médica, estruturação de processos que garantam a qualidade dos materiais e da assistência, auditorias in loco com foco educativo e realização da Semana Interna de Prevenção e Controle de IRAS.

 "Temos sempre o foco na prevenção e promoção de boas práticas assistenciais para reduzir a incidência de infecções, a fim de garantir a segurança e a satisfação dos clientes. Entretanto, é importante compreender que parte das infecções são inerentes à doença e ao quadro do paciente e não necessariamente à instituição hospitalar. Existem situações propícias à ocorrência de infecções, mesmo com atuação adequada da equipe da instituição. Esse ainda é um desafio a ser superado", finaliza o Dr. Gediel Teixeira Xavier.

Comentários