Hospital registra 54 novos casos de câncer por mês - Jornal Fato
Saúde

Hospital registra 54 novos casos de câncer por mês

Evangélico comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A prevenção é a dica de ouro para ficar livre da doença


De acordo com a oncologista Sabina Aleixo, os tipos mais frequentes da doença são mama, próstata, pele, estômago e colón - Foto: Divulgação/ HECI

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) é referência no diagnóstico, tratamento e cirurgia de câncer em todo sul do Espirito Santo. Somente em 2018 foram 1,2 mil novos casos registrados no HECI. Neste ano, foram computados 164 o que representa média 54 casos por mês.

De acordo com a oncologista Sabina Aleixo, os tipos mais frequentes da doença são mama, próstata, pele, estômago e colón. Ontem foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Ela explica que a prevenção é dica de ouro para quem quer se ver livre dessa doença.

"Ter uma vida com hábitos saudáveis elimina os riscos de doenças, inclusive o câncer. Mas se acontecer, que se tenha um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo se descobrir e começar o tratamento, maiores são as chances de cura", disse a médica.

Os hábitos saudáveis a que se refere a médica são praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação balanceada longe de frituras e conservantes, não fumar, não beber e realizar exames para checar a saúde regularmente.

"A prevenção e promoção da saúde são o futuro. Não podemos somente tratar as doenças. Temos que evitá-las sempre que possível", aconselha.

 

Referência

O Hospital Evangélico possui setores de quimioterapia e radioterapia que contam conta com os mais capacitados profissionais e os equipamentos com a mais alta tecnologia, conferindo mais conforto e excelência no atendimento dos pacientes. Também é referência para o Sul do Estado em oncohematologia.

 

Ampliação

O Hospital Evangélico tem um projeto para instalação do Instituto do Câncer, o que ampliaria a oferta de vagas dos serviços de quimioterapia e radioterapia aos pacientes do Sistema Único de Saúde, a maior demanda do setor. Uma comitiva formada pelo Presidente do Conselho deliberativo do Hospital, Elizeu Crisóstomo de Vargas, médio radio-oncológico, Bruno Resende e o analista de Relações Institucionais Jathir Moreira, juntamente ao Deputado Estadual Theodorico Ferraço e a Deputada Federal Norma Ayub estiveram, recentemente, reunidos com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para viabilizar os procedimentos necessários que levam ao cadastramento de emenda impositiva da Bancada no valor de R$25 milhões para a ampliação do Instituto, que deverá ser instalado nos arredores do Hospital Evangélico.

Comentários