Hospital Evangélico promove Simpósio sobre prevenção das DST/AIDS - Jornal Fato
Saúde

Hospital Evangélico promove Simpósio sobre prevenção das DST/AIDS


Foto: Divulgação

 

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) promove, no dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Luta contra a AIDS, o 2º Simpósio Sul Capixaba de Prevenção das DST/AIDS.  A médica Patrícia Vyviane, infectologista do hospital, destaca que o evento tem como objetivo principal "discutir e orientar as equipes de saúde envolvidas no atendimento das gestantes e recém-nascidos sobre os protocolos de prevenção de transmissão vertical do Ministério da Saúde do HIV, sífilis e hepatites virais e, desta forma, contribuir para melhorar a qualidade da atenção à saúde no enfrentamento da transmissão vertical".

 

No Hospital Evangélico, todo o parto de gestantes com HIV, Sífilis e hepatites virais, bem como o atendimento de seus recém-nascidos são conduzidos conforme recomendações do protocolo do Ministério da Saúde. "Além disso, no momento da alta hospitalar, o bebê já sai com uma consulta agendada com infectologista para o nosso serviço de Assistência Especializado", explica Patrícia. Este setor é responsável pelo atendimento de cerca de 700 gestantes e crianças com HIV/AIDS, sífilis e outras doenças infecto contagiosas do sul do Estado do Espírito Santo.

 

DST's

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças sexualmente transmissíveis (DST's) são consideradas como um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. As mais famosas, além da Aids, são a sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital e HPV (Human Papillomavirus). Mas outras doenças não menos importantes, como as hepatites virais e as infecções pélvicas causadas por bactérias, também são transmitidas pela relação sexual.

 

Sobre a Aids

 

O vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency vírus, HIV) é um retrovírus que infecta as células do sistema imune, destruindo ou prejudicando sua função. Este vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Dentro de algumas semanas da infecção por HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes à gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. Depois disso, a doença geralmente é assintomática até progredir para a AIDS. Os sintomas da AIDS são perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

 

Não há cura para a AIDS, mas a adesão rigorosa aos programas de regimes antirretrovirais (RARs) pode retardar significativamente a progressão da doença, bem como prevenir infecções e complicações secundárias. O HIV é transmitido através de relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de seringas e transmissão de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou aleitamento materno.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 34 milhões de pessoas no mundo sejam portadoras do vírus HIV. Atualmente, foram feitos avanços significativos no tratamento do HIV, existem leis para proteger pessoas vivendo com o vírus e sabe-se muito mais sobre a doença. Apesar disso, 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com o vírus a cada ano em todo o mundo, 150 mil somente no Brasil.

 

Um dos grandes ícones da cultura brasileira, o cantor Cazuza, faleceu em 07 de julho de 1990, depois de ter contraído o vírus HIV três anos antes. Ele tinha apenas 32 anos e o causa da morte foi atestada como chope séptico causado pela AIDS. Este fato ocorreu apenas 10 anos depois do registro do primeiro caso da doença no Brasil.

Comentários