Hospital Evangélico promove Maio Vermelho na Praça - Jornal Fato
Saúde

Hospital Evangélico promove Maio Vermelho na Praça

Mês é dedicado a luta contra o câncer de boca


- Divulgação

Acontece nesta sexta-feira (31) a última ação do Maio Vermelho, mês que o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) dedicam à luta contra o câncer de boca.

Amanhã os bucomaxilos Valério Resende e Karla Malta comandam o Mutirão de Atendimentos ao público, a partir das 8h, na Praça Jerônimo Monteiro. Eles estarão fazendo avaliações em toda a população, mas especificamente em homens e mulheres com mais de 40 anos e que fumem.  "O mutirão visa identificar os sintomas, fazer um diagnóstico rápido e criar uma fila para biopsias para iniciar logo os tratamentos", comenta Valério.

A ação visa atender quem tenha alguma lesão na boca e que queira fazer uma avaliação da cavidade oral para ver se tem alguma suspeita de câncer.

Durante todo o quinto mês do ano, O HECI e o GAPCCI promoveram diversas ações para chamar atenção para a conscientização e prevenção do câncer de boca.  Foram palestras em faculdades e empresas, o II Treinão pela Saúde, que reuniu centenas de corredores de rua que passaram pela cidade chamando atenção para a causa, finalizando com o mutirão. "Quanto mais cedo for detectado, as chances de cura serão bem maiores", explica Karla, uma vez que a doença apresenta sintomas sutis e indolores e por esse motivo as pessoas demoram a procurar o especialista e quando o fazem a doença já está em estágio avançado.

Então se você tem alguma lesão na boca ou qualquer sinal incomum na gengiva ou nos lábios, participe do mutirão e faça sua avaliação para o tratamento seja iniciado o mais rápido possível. 

Comentários