Hospital Evangélico celebra Dia internacional do Riso - Jornal Fato
Saúde

Hospital Evangélico celebra Dia internacional do Riso

Setor de psicologia fará ação junto aos pacientes para estimular o riso


Foto: Divulgação/Heci

Rir é o melhor remédio? Se você é uma das milhares de pessoas em todo o mundo que respondeu sim a esta pergunta, então você merece comemorar o dia 18 de janeiro. Com tantos benefícios que o riso traz para a saúde física e mental do indivíduo, o setor de psicologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) com a Residência Multiprofissional celebra a data com ações que promovam essa alegria aos pacientes. Será uma manhã especial para nossos pacientes e acompanhantes, conforme explica a psicóloga Ana Arlete.

"Começaremos nossas atividades na Enfermaria Oncológica seguindo para a Hemodiálise, Oncologia, Radioterapia e Enfermaria Cardiológica. Nosso intuito é trazer um pouco de descontração aos pacientes e visitantes reforçando o quanto o humor e o bem estar ajudam na blindagem da imunidade do paciente", disse. Haverá brincadeiras e até um riso coletivo está previsto como prenda coletiva de divertido jogral. 

Em 2018, o Hospital recebeu voluntários que levaram o riso aos pacientes, como a Turma da Alegria, da 2ªIgreja Batista e o grupo formado por alunos do curso de psicologia da Multivix chamado "Os Inseparáveis". Em ambos os casos, foram realizados alguns momentos de reflexão de forma alegre nas enfermarias cardiológicas, que tiveram como objetivo de promover o bom humor e momentos de descontração com os pacientes.

Riso como terapia

Muitos profissionais de saúde concordam quando é um recurso terapêutico com eficácia comprovada. O riso mexe com várias partes do corpo ao mesmo, como cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além de movimentar até 80 músculos. Segundo estudos, essa é uma das melhores formas de expressar a felicidade que traz benefícios como retardar o aparecimento de rugas durante o processo de envelhecimento. Além disso, ajuda a reduzir o stress, promove a queima calórica, melhora a qualidade do sono, fortalece o abdômen, melhora a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade e induz a criação de laços entre as pessoas. Além disso, podemos ter uma influência positiva no combate a algumas doenças e até beneficiar o organismo. Através do riso é estimulada a produção de endorfinas que diminui ou previne a dor, diminui pressão sanguínea, diminui doenças cardíacas, diminui hormônios do estresse e consequentemente, o estresse.

 

Clube da Risada

Instituído por volta de 1995 quando o médico indiano Madan Kataria decidiu fundar o clube da risada. O local nasceu com o intuito terapêutico onde pessoas em tratamento podiam dar boas gargalhadas. Segundo o médico, rir ajudava no processo. A iniciativa deu tanto certo que com o passar dos anos, vários outros clubes foram criados com o mesmo objetivo ao redor do mundo. Hoje ultrapassa a marca de 800.  

Comentários