Hospital de Cachoeiro oferece 150 mamografias - Jornal Fato
Saúde

Hospital de Cachoeiro oferece 150 mamografias

A triagem será feita em ação social, no dia 31. O exame é o melhor método de diagnóstico precoce do câncer de mama


A mamografia consegue detectar tumores milimétricos possibilitando tratamento mais curto e com maiores chances de cura - Foto: Heci

Com extensa programação alusiva ao Outubro Rosa, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) vai fechar mês com o agendamento de 150 exames de mamografias em mulheres acima de 50 anos de vida.

A triagem será feita em ação social, no dia 31. O exame é o melhor método de diagnóstico precoce do câncer de mama.  A programação tem a parceria do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (Gapcci).

O câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres no país. "O autoexame é importante, mas ele não detecta tumores pequenos. Geralmente, a mulher, quando o sente, ele já está com cerca de dois centímetros. A mamografia consegue detectar tumores milimétricos possibilitando tratamento mais curto e com maiores chances de cura," explica a médica oncologista Sabina Aleixo.

O Hospital Evangélico tem atualmente registrado 1,3 mil casos de câncer tratamento por mês. Desses, 665 são mulheres com câncer de mama, sendo 82 paliativos e 583 com intenção de cura (já incluído o tratamento hormonal e não somente a quimioterapia). Do total de novos casos diagnosticados mensalmente no setor de Oncologia do Hospital Evangélico todo mês, de dez a 15 são de câncer de mama.

O Ministério da Saúde orienta às mulheres com mais de 50 anos realizarem uma mamografia a cada dois anos. Porém, o médico tem autonomia para solicitar o exame quando achar necessário.

 

Campanha

A programação do "Outubro Rosa" oficialmente começa na sexta-feira, com o lançamento do Projeto "Estrelas do GAPCCI" que reúne nove profissionais da fotografia em exposição de fotos das pacientes. No dia 11, haverá a tradicional Caminhada Outubro Rosa pelas ruas centrais da cidade. Também haverá capacitações para funcionários do hospital ao longo do mês.

Comentários