HIFA inicia vacinação dos profissionais da saúde

As 14hs a equipe de infectologia do HIFA começa a vacinar a equipe

20/01/2021 19:33
HIFA inicia vacinação dos profissionais da saúde /Fotos: Wallace Hull

Começou nesta quarta-feira(20), a vacinação contra covid-19 para os profissionais do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, para profissionais da saúde.

Odete Peixoto, técnica de enfermagem na Unidade Provisória de Tratamento COVID-19, foi a primeira a receber a vacina.

?Sinto-me honrada em ser a primeira profissional do HIFA a receber a vacina, e espero que em breve todos possam receber também. O que esperamos é e que essa doença pare de tirar tantas vidas?, disse.

O objetivo geral da Campanha de Vacinação é a Redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais. Sendo assim, os profissionais da ?linha de frente? são prioridade para a vacinação.

No entanto, o quantitativo de vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde(SESA) é limitado e, por solicitação da Superintendência Regional de Saúde, os profissionais contemplados serão alocados em ordem de prioridade.

O grupo prioritário de profissionais da área da saúde estabelecido é: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO ? COVID-19 (HIFA Aquidaban), na seguinte ordem: Fisioterapia;Técnicos de Enfermagem; Enfermeiros; e Demais profissionais da higienização, médicos, laboratório, apoio do setor, motorista, assistente social, psicólogo, cozinheiros, médicos residentes.

Em sequência, conforme disponibilidade, serão contemplados os seguintes grupos, na  seguinte ordem de prioridade: Enfermaria COVID-19: Fisioterapia; Técnicos de Enfermagem; Enfermeiros; e Demais profissionais higienização, médicos, laboratório, recepção, apoio do setor, motorista, assistente social, psicólogo, cozinheiros, médicos residentes.

Em seguida, conforme disponibilidade, serão contemplados os setores restantes.

A vacinação ocorrerá em 2 doses, com intervalo de 2 a 4 semanas entre a primeira e segunda dose, sendo aplicada por profissionais do município, in loco, não havendo necessidade de se procurar uma Unidade de Saúde para vacinação.