Hifa inaugura maternidade oficialmente - Jornal Fato
Saúde

Hifa inaugura maternidade oficialmente

O local já funciona desde janeiro e desde então já foram realizados mais de 600 partos e 3 mil atendimentos


Foto: Wallace Hull

A maternidade do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) será inaugurada hoje, às 9h00, no Campo Estrela, localizado na Rua Estrela do Norte, no Bairro Sumaré. O local já funciona desde janeiro, quando a responsabilidade pelos partos de risco habitual na região sul do estado foi transferida da Santa Casa para o Hifa. O serviço é mantido em convênio com o Governo do Estado. O governador Renato Casagrande é aguardado no evento. 

O serviço atende as normativas da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, com os protocolos de parto adequado. Segundo a médica Rosely Freixo, coordenadora da maternidade, a técnica visa proporcionar mais conforto e segurança às gestantes e ao bebê.

Assim que bebê nasce, ele vai direto para o colo da mamãe e em seguida é amamentado. Mãe e filho ficam juntos durante, aproximadamente 20 a 30 minutos. O objetivo do método é estimular o vínculo entre mãe e bebê, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável.

Nos últimos quatro meses, desde o início do funcionamento da maternidade, já foram realizados mais de 600 partos e mais de 3,1 mil atendimentos às gestantes no hospital.

Com a nova estrutura, o Hifa passa a ser referência para sete municípios da região Sul Capixaba em partos de risco habitual atendendo gestantes a partir de 37 semanas de gestação. Nela atuam 14 obstetras entre outros especialistas como neonatologistas, anestesistas, enfermeiras e técnicos. Comporta até 170 partos por mês.

Ao todo são 30 leitos, sendo 19 leitos de alojamento conjunto, quatro de enfermaria clínica obstétrica/ginecológica, quatro leitos de enfermaria, três quatros PPP (pré-parto, parto e pós-partos).

Já os atendimentos de alto risco continuam sendo encaminhados ao Hospital Evangélico, referência neste tipo de atendimento.

Comentários