HECI pede doação de sangue com urgência - Jornal Fato
Saúde

HECI pede doação de sangue com urgência

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 60 anos e pesar mais do que 50 kg pode doar sangue. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem fazer a doação se já tiverem feito alguma vez antes de 60.


O Hospital Evangélico de Cachoeiro encontra-se com o estoque bem abaixo do ideal para todos os tipos sanguíneos. Atualmente, o hospital tem recebido apenas uma média de 7 pessoas por dia, sendo que o ideal seria 40 doadores. Vale ressaltar que o Banco de Sangue do HECI é responsável pela demanda do próprio hospital e pela demanda de mais 15 hospitais do sul do estado.

 

Acredita-se que um dos fatores responsáveis pela baixa no número de doações seja a pandemia. Em especial, a quarentena para os capixabas, que teve início no dia 18 de março. Com o aumento dos casos, uma dúvida que vem se tornando recorrente é em relação ao coronavírus e a doação de sangue. Wanda de Oliveira Betencurte, enfermeira do Banco de Sangue do HECI comenta que "quem foi diagnosticado com covid, pode sim doar sangue. O ideal é que a pessoa aguarde 30 dias após o diagnóstico".

 

No caso da vacina contra o coronavírus, Wanda explica que no caso da vacina produzida pela Fiocruz, o doador deve aguardar pelo menos 7 dias após a aplicação da dose. Já no caso da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o prazo é menor. A doação pode ser feita após 48 horas após a aplicação da dose.

 

Quem pode doar?

 

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 60 anos e pesar mais do que 50 kg pode doar sangue. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem fazer a doação se já tiverem feito alguma vez antes de 60. É importante estar alimentado no dia e, caso seja após o almoço, aguardar no mínimo, 2 horas. Também é necessário que a pessoa tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

 

O Banco de Sangue HECI funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 11h. Aos domingos e feriados, fica fechado. Somente é necessário o agendamento para as doações aos sábados. Para mais informações, ligue para o (28)3526-6232.

Comentários