Gripe aviária: ES tem 24 pessoas que podem ter sido expostas a doença

Todos estão em monitoramento, sendo que apenas um deles apresentou sintomas gripais leves.

22/05/2023 16:54
Gripe aviária: ES tem 24 pessoas que podem ter sido expostas a doença /Foto Divulgação/PMNV

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, após informação da positividade de ave para a Influenza aviária (vírus H5N1) no município de Nova Venécia, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES) articulou junto ao município o monitoramento de expostos humanos que tiveram contato com a ave. A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, após informação da positividade de ave para a Influenza aviária (vírus H5N1) no município de Nova Venécia, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES) articulou junto ao município o monitoramento de expostos humanos que tiveram contato com a ave. 

Após levantamento realizado pelo município, foram identificados 24 possíveis expostos. Todos estão em monitoramento, sendo que apenas um deles apresentou sintomas gripais leves. Para esse caso, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames.

A amostra será encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) nesta segunda-feira (22), para envio à Fiocruz.

Quanto aos possíveis casos de Influenza viária em humanos, a Sesa destaca: Notificados: 60; Descartados: 34; Em monitoramento: 23; Em investigação: 03.

A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.