Funcionários e população protestam na porta da Santa Casa de Castelo

No meio do impasse, o atendimento à população da cidade e o destino dos funcionários da Santa Casa de Castelo, agora Hospital Municipal

11/12/2021 14:49
Funcionários e população protestam na porta da Santa Casa de Castelo

A Santa Casa de Misericórdia de Castelo não faz parte da gestão da Santa Casa de Cachoeiro. O nosocômio passa a ser administrado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Castelo, sendo agora chamado de Hospital Municipal, após 10 anos de atuação com a administração Cachoeirense.

Mas as mudanças não agradaram a sociedade castelense que protestou na manhã deste sábado (11), unindo pessoas e ex-funcionários, que alegam a demissão de 171 profissionais e o caos no atendimento hospitalar para a população, causado pelas mudanças na gestão da entidade. 

A manifestação começou às 8h da manhã, com ex-funcionários, médicos e moradores se reunindo em frente ao hospital. Em seguida o Frei Zezinho fez orações, seguido do abraço simbólico ao prédio da instituição. Depois os manifestantes seguiram pelas ruas do centro da cidade, de forma pacífica.

A Santa Casa de Cachoeiro informou ao FATO que os funcionários que desejarem, serão remanejados para Cachoeiro, e os que optarem pelo desligamento terão todos os direitos assegurados, conforme ajustes com os sindicatos.

Clamor popular

Maria Zilda Stofel Ventorin mora em Castelo e está preocupada com a situação que afeta o atendimento à população:

?Há um conselho da Santa Casa de Castelo, formado pela sociedade. E é de suma importância no processo e o mesmo não está sendo ouvido e nem atendido pelo Poder Executivo de Castelo?, disse ao FATO.

Procuramos a Prefeitura de Castelo, sobre algum posicionamento a respeito das mudanças e supostas demissões. Buscamos também o posicionamento de médicos, funcionários, sindicato da saúde e demais envolvidos neste processo.

Até o fechamento desta matéria não obtemos retorno.