Funcionários de UBS atentos à própria saúde mental - Jornal Fato
Saúde

Funcionários de UBS atentos à própria saúde mental

A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Cachoeiro


- Divulgação/PMCI

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) deu início às atividades dos Grupos de Atenção à Saúde Mental, nos quais, funcionários das unidades básicas de saúde do município se reúnem com um profissional da área de saúde mental, periodicamente, para conversar sobre a dinâmica de seus trabalhos.

O objetivo desses grupos é o de permitir, aos servidores, a oportunidade de pensarem no seu próprio agir e como seus comportamentos dentro do grupo interferem na saúde mental de cada indivíduo, particularmente.

"Devido ao contato frequente dos nossos funcionários com pacientes que exigem, muitas vezes, atenção e apoio, para que haja resolutividade no processo de saúde, vimos, então, a necessidade de oferecer, a nossos funcionários, atenção à sua própria saúde mental", explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ela destaca que esse momento permitirá a exteriorização de sentimentos circulantes no grupo. "Sabemos que essa exteriorização pode funcionar de forma terapêutica, tornando os servidores mais conscientes e os ajudando a encontrar soluções para problemas que podem estar acontecendo no dia a dia da equipe de trabalho. Para tanto, é importante a presença do profissional de psicologia que, de acordo com a demanda, pode solicitar um momento de conversa com algum profissional e realizar seu encaminhamento para acompanhamento individual", acrescenta.

Já foram realizados grupos nas unidades dos bairros Recanto, Nossa Senhora Aparecida, Aeroporto, União, Paraíso, Amaral e São Luiz Gonzaga.

Neste mês de maio, serão atendidas as unidades Aquidaban, Village, Nossa Senhora da Penha e Novo Parque. Nos próximos meses, o grupo chegará às demais unidades. A intenção é retornar às unidades para uma segunda conversa, conforme cronograma em elaboração.

Comentários