Faltam dois dias para a Olimpíada do Dia Nacional da Cardiopatia Congênita - Jornal Fato
Saúde

Faltam dois dias para a Olimpíada do Dia Nacional da Cardiopatia Congênita

Evento é promovido pela cardiopediatria do Hospital Evangélico onde em média 3000 crianças são tratadas ao ano


- Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a sociedade para a causa das cardiopatias congênitas, suas manifestações e necessidades, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) promove no próximo dia 08 de junho a 1ª Olimpíada do "Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita". A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembrado em todo país no dia 12 de junho.

A expectativa é de que pelo menos 200 crianças participem da olimpíada que será na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Getúlio Vargas, no bairro Aquidabã (Polivalente), a partir das 8h30. A ação contará com café da manhã especial, gincanas, brincadeiras e as participações especiais da Tina e da Turma da Alegria, da Segunda Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a anfitriã do evento, a cardiopediatra Andressa Mussi, a Olimpíada tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa dessa doença. "A causa da cardiopatia congênita ainda é desconhecida. Ela surge antes mesmo do nascimento, mas pode se manifestar mais tarde na vida da criança ou até mesmo na adolescência. É a segunda principal causa de morte em menores de um ano. Então é importante conscientizar os governantes que podermos mudar um pouco este panorama de tratamento da cardiologia pediátrica no Brasil", comenta.

O setor da Cardiologia Pediátrica do Hospital Evangélico trata em média 3000 pacientes por ano. Cerca de 90% deles ficam em acompanhamento com a Dra. Andressa desde que nascem até o final da adolescência. Ou seja, passam boa parte da vida sob os cuidados dela. E com os avanços da medicina e o crescimento da Cardiologia Pediátrica, há a possibilidade desse cuidado ser todo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários