Evangélico de Cachoeiro precisa de sangue O Negativo - Jornal Fato
Saúde

Evangélico de Cachoeiro precisa de sangue O Negativo

Tipo raro está com estoque critico necessitando de doações urgentes


Foto: divulgação/Heci

O período de festas passou, mas o estoque de sangue O- continua crítico. Nos primeiros meses do ano, quando as pessoas estão viajando para as praias, curtindo férias, as doações tendem a cair e por isso, o serviço de hemoterapia do Hospital Evangélico passa por uma grande defasagem do tipo. "É um tipo raro. Poucas pessoas têm essa tipagem sanguínea. E ele é um tipo que só recebe dele mesmo," explica a assistente social e responsável pela captação de doadores do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim Tatiana Alemonge.

Segundo Tatiana, os outros tipos estão com estoques bons e conseguindo atender a demanda. O HECI atende a 15 hospitais da macrorregião sul e é referência no tratamento oncológico e cirurgias cardíacas. "Por isso, manter os estoques de os tipos, é muito importante porque em caso de cirurgia, o paciente recebe no mínimo cinco bolsas. Se não tiver o estoque, a cirurgia não acontece", comenta.

O serviço de hemoterapia tem registrado um média de 30 doadores por dia, mesmo nesse período de poucas pessoas na cidade. Mas este número não tem sido suficiente para abastecer o estoque com o tipo O-. Por isso a Tatiana, ressalta: "Quem ainda não sabe qual o seu tipo sanguíneo, pode fazer uma doação e descobrir".

Em cada doação, são retirados em média 400 ml de sangue, que podem ser fracionados e usados em até quatro pessoas. As hemácias, que são a parte vermelha do sangue, tem validade de 30 a 35 dias enquanto que as plaquetas, usadas nos tratamentos oncológicos, tem vida útil de 7 dias, apenas. "Uma pessoa normal tem a contagem de plaquetas em torno de 150 mil enquanto que a pessoa com leucemia tem cerca de 8mil somente. Então precisa transfundir e isso é feito de acordo com o peso. Uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, precisa de sete unidades de plaquetas". Por isso é importante doar sempre que puder.

Para ser doador

É muito fácil ser doador. Basta comparecer ao serviço com seu documento oficial com foto. Precisar estar bem de saúde, na ter tido febre na última semana e nem ter feito endoscopia, tatuagem ou piercing nos últimos seis meses. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres de três em três meses. Gestantes e lactantes não podem doar. Para mais informações ligue para (28)3526- 6232.

Doador Jovem

Qualquer pessoa de 18 a 69 está apto a fazer uma doação. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar. Inclusive o serviço de hemoterapia tem registrado um grande número de jovens nessa faixa etária entre os doadores. "Anos atrás a maioria dos doadores era maiores de 40 anos. Tínhamos a preocupação, pois quando eles atingissem a idade limite, ficaríamos sem doadores. Então começamos a fazer uma campanha para chamar os jovens e agora estamos colhendo os frutos," conta Tatiana, que já recebeu algumas caravanas de ensino médio da cidade com alunos realizando doações. Um detalhe é que o jovem menor de 18 anos precisa ter um formulário assinado pelos pais ou responsáveis autorizando a doação. Este formulário pode ser encontrado no site do hospital Evangélico. O Serviço de Hemoterapia do Hospital Evangélico funciona de segunda à sexta-feira das 07:00 às 16:00h e aos sábados das 07:00 às 11:00h. 

Comentários