Estado realizou 209 cirurgias eletivas em 15 dias de mutirão - Jornal Fato
Saúde

Estado realizou 209 cirurgias eletivas em 15 dias de mutirão

Foram realizadas 92 cirurgias angiológicas, 86 oftalmológicas e 31 cirurgias ginecológicas


- Divulgação/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou 209 cirurgias em 15 dias de mutirão, uma média de 14 procedimentos por dia. O mutirão de cirurgias eletivas irá atender 3.747 pacientes de todas as regiões do Espírito Santo até final de julho. 

Foram realizadas 92 cirurgias angiológicas, 86 oftalmológicas e 31 cirurgias ginecológicas. Em relação às cirurgias de reconstrução mamária, por ser um processo de longa duração, os números serão contabilizados ao final do tratamento de cada paciente.

Neste mesmo período, foram agendadas 698 cirurgias, sendo 430 de angiologia, 150 de oftalmologia e 118 para ginecologia.

Estão sendo oferecidas 1.066 cirurgias ginecológicas (histerectomia total, miomectomia, colpoperineoplastia, salpingectomia); 1.557 cirurgias angiológicas (varizes bilateral e unilateral), para mulheres e homens; 1.071 cirurgias oftalmológicas; e 53 procedimentos de reconstrução mamária.


Mutirão de Cirurgias Eletivas

O governador Renato Casagrande, junto ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e demais autoridades fizeram o lançamento do Mutirão de Cirurgias Eletivas no último dia 13 de maio, no auditório do Hospital Evangélico, em Vila Velha.

O investimento para as cirurgias é de R$ 2.901.139,87 provenientes do Governo Federal (Portaria Ministerial 195/2019). Já o Governo do Estado investirá R$ 615.758,37 para cobrir os custos com exames pré-operatórios.

O Estado contratualizou cinco hospitais para a realização dos mutirões, que são: Hospital Evangélico de Vila Velha, responsável por cirurgias de angiologia e oftalmologia; Santa Casa de Misericórdia de Vitória, onde acontecem as cirurgias de angiologia e ginecologia; Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), para cirurgias ginecológicas; Hospital Nossa Senhora da Penha, em Santa Leopoldina, com as cirurgias angiológicas e ginecológicas; e Hospital São José de Colatina, para cirurgias de reconstrução mamária.

Comentários