Especial: dia do profissional em salvar vidas

Dia do Médico, data em que responsáveis por cuidar da saúde das pessoas são exaltados, é celebrada hoje

18/10/2023 16:13
Especial: dia do profissional em salvar vidas /Foto: Divulgação

Àquele que é considerado o pai da Medicina ocidental, o grego Hipócrates (460-377 a.C.), é atribuída a autoria do texto que compõe o juramento solene dos recém-formados para a prática do ofício que tem a exímia missão de salvar vidas.

Ei-lo: "Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me foram revelados, o que terei como preceito de honra; nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime".

O Dia do Médico, data em que os profissionais responsáveis por cuidar da saúde da população são exaltados, é celebrado hoje (18 de outubro) em homenagem a São Lucas. Um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, Lucas era médico.

 

Dedicação

Médicos salvam vidas e costumam dedicar quase toda a própria existência à profissão para a qual recebem o chamado da vocação. 

Como bem define o jovem reumatologista cachoeirense Rodrigo Vieira Travaglia: "Ser médico hoje é entender que a vida não só nos vestiu de branco, mas também de luta, contra a doença que corrói o corpo e também a alma. É compreender que não existe vergonha em sentir dor e sofrer com a morte e a 'derrota'. É sempre lembrar através do juramento de Hipócrates que a Medicina é uma arte, pela qual as pessoas virão até você para apresentar os seus males em busca da cura".