Entrevista com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida - Jornal Fato
Saúde

Entrevista com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida

Hospital Evangélico em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer promovem de Debates sobre o Acesso ao Tratamento ao Câncer


- Foto Divulgação

Nesta quarta-feira (17) o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) promovem o terceiro e último Fórum de Debates sobre o Acesso ao Tratamento ao Câncer. Desta vez será em Cachoeiro, no auditório do Hotel Bristol, a partir das 08h.

Esta edição contará com a presença especial da presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, que falará sobre a Importância das Associações de Pacientes no Combate ao Câncer. Ela adiantou um pouco sobre sua participação nesta entrevista exclusiva.

 

1 - Conte-nos um pouco sobre o trabalho do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Trabalhamos com a multiplicação de informações sobre saúde cardiovascular, câncer e saúde do homem. Promovemos campanhas de conscientizações sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e as atuais possibilidades de tratamento. Criado em 2008, nós temos liderado debates entre o poder público e a iniciativa privada, a classe média, sociedade civil e profissionais de saúde sobre questões relevantes que impactam a saúde dos brasileiros.

 

2 - O que o público pode esperar de sua participação no fórum?

A minha abordagem será focada na importância do fortalecimento das associações de pacientes no combate ao câncer. Acreditamos que a informação e o empoderamento não podem ser apenas do paciente, mas sim, das instituições que o assistem. Vivemos um momento de muitas inovações no tratamento do câncer, dificuldades de acesso e ter informação de qualidade pode ser determinante para o paciente entender o seu diagnóstico as fases do tratamento até a superação.

 

3 - Como espera contribuir para que o evento seja um sucesso?

Levando para todos os participantes a experiência do Instituto Lado a Lado em Políticas Públicas voltadas para o câncer, a jornada do paciente e este novo cenário que estamos vivendo com a renovação do poder legislativo.

 

4 - Porque esse debate é importante?

A informação e o conhecimento na área do câncer têm mudado e se ampliado constantemente. A cada dia surgem novidades e temos hoje, o que chamamos, de "A Nova Cara do Câncer", não só focado nas novas tecnologias, mas também no novo perfil dos pacientes.

 

5 - Como vai ser a sua participação no evento?

A minha participação será no sentido de levar informação e contribuir para que todos os participantes possam ser empoderados sobre o tema. Quem ganha com isso, ao final, são os pacientes.

Comentários