Dia do Saneamento ressalta a importância do serviço para saúde da população

A expansão dos serviços de água reduz em 16% os gastos públicos com internações relacionadas à dengue. Por outro lado, a ampliação do esgoto diminui as despesas em 8%

10/11/2023 17:25
Dia do Saneamento ressalta a importância do serviço para saúde da população /Foto: Divulgação

Comemorado neste sábado, 11 de novembro, o Dia Nacional pela Universalização do Saneamento chama a atenção para a importância dos serviços de água e esgoto e a sua contribuição para a saúde e o bem-estar da população. A BRK em Cachoeiro de Itapemirim, investe na melhoria contínua dos serviços prestados.

Para se ter uma ideia dos efeitos, a pesquisa ?O líquido da vida: estimando os impactos dos serviços de água e saneamento na saúde no Brasil?, realizada pela IDB Invest em parceria com a BRK, mostra que a expansão dos serviços de água reduz em 16% os gastos públicos com internações relacionadas à dengue. Por outro lado, a ampliação do esgoto diminui as despesas em 8%.

Além disso, o aumento de 10 pontos percentuais na cobertura de água potável e saneamento básico pode resultar em uma redução de mais de 50% nas internações por dengue no país. Já a implantação de sistemas de saneamento básico é capaz de reduzir a incidência de diarreia e outras doenças em aproximadamente 30%.

A BRK tem ampliado e modernizado os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, 99,57% dos cachoeirenses que vivem na área urbana são abastecidos com água potável, e 98,5% do esgoto gerado é coletado, dos quais 98,15% são tratados. Os índices do município são superiores ao que é estabelecido pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei federal 14.026/2020).

O diretor da BRK em Cachoeiro, Marcos Mendanha, afirma que o saneamento é uma questão de saúde pública e que a companhia trabalha para entregar um serviço que contribua de forma efetiva para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da cidade. ?A empresa investe em tecnologia e equipamentos modernos, como instrumentos de redução de perdas, softwares, telemetria, sistema de monitoramento de dados. Nos últimos anos, recursos também foram destinados para a compra de novos geofones, instrumentos de monitoramento de vazão de água na rede, aparelhos de telecomunicação e medição remota, geração de energia fotovoltaica e automação dos processos de atendimento ao cliente?, ressalta.