Deputado quer alertar contra câncer colorretal - Jornal Fato
Saúde

Deputado quer alertar contra câncer colorretal

Hudson Leal sugere 28 de setembro como data para conscientizar população sobre importância de prevenção da doença


Foto: Tati Beling

O deputado Hudson Leal (PRB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 317/2019, que institui 28 de setembro como Dia do Combate ao Câncer Colorretal no Espírito Santo. A matéria altera a Lei 10.973/2019, que consolida a legislação estadual em vigor referente às datas comemorativas de relevante interesse público.

Para justificar a matéria, Hudson, que é médico, informa que grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso e do reto.

Ele explica que uma das maneiras de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos e que esse tipo de câncer é curável na maioria dos casos, desde que detectado precocemente.

Hudson revela que os exames preventivos são necessários após os 50 anos. O teste de sangue oculto nas fezes, por exemplo, deve ser realizado anualmente. Já a sigmoidoscopia flexível, o enema duplo com contraste de bário e colonoscopia virtual são recomendados a cada cinco anos e colonoscopia e teste de DNA nas fezes a cada dez anos.

Hábitos saudáveis também devem ser adotados para prevenir esse mal. Deve-se comer porções de frutas e legumes, que são ricos em fibras alimentares, e também consumir grãos integrais sempre que possível.

"É importante conscientizar a população de que a doença pode ser curável se detectada a tempo. A remoção dos pólipos impede que o mal se espalhe para outros órgãos", afirma.

Tramitação

O projeto foi encaminhado para a Comissão de Justiça e caso seja aprovado entrará em vigor na data de sua publicação.

Comentários