Dengue: vacina pode chegar ao SUS em 2020 - Jornal Fato
Saúde

Dengue: vacina pode chegar ao SUS em 2020

Mameri comentou sobre avanço do medicamento que está em fase final de testes e apresentou eficácia de 89% contra quatro tipos da doença


- Foto: Ilustrativa.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (18), o deputado Dr. Emilio Mameri (PSDB) abordou o anúncio sobre a disponibilidade da vacina contra a dengue para o próximo ano, feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante sua participação no 7° Congresso Brasileiro Médico Jurídico, que aconteceu em Vitória.

De acordo com Mameri, que é médico, o ministro assegurou que a vacina - que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan - está na última fase de estudos clínicos e que o próximo passo será o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O deputado informou que, segundo Mandetta, os testes apontam uma eficácia de 89% contra quatro tipos de dengue. Ele alertou, porém, para os cuidados que devem ser mantidos, a fim de evitar a proliferação do mosquito.

"As perspectivas são as melhores possíveis! Tudo indica que em 2020 a vacina contra a dengue já estará no calendário do Sistema Único de Saúde. Mas é necessário redobrarmos nossos cuidados com a prevenção até lá. Estamos próximos do verão e essa é a época mais perigosa", disse.

Contaminações

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a capital capixaba registrou mais de 3.700 casos da doença no primeiro semestre de 2019. A capital registrou 666 ocorrências; um aumento de 500% em comparação ao último ano.

Economia

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) abordou os perigos da redução da oferta de petróleo no Brasil. Ele disse que confia no restabelecimento do abastecimento do produto nos próximos dias.  "Tenho esperança que essa situação se resolva o quanto antes, já que a falta de movimentação adequada da moeda enfraqueceria a economia do Espírito Santo", disse.

Comentários