Cuide mais do seu corpo no verão! - Jornal Fato
Saúde

Cuide mais do seu corpo no verão!

Cuidados com o corpo devem ser redobrados, especialmente entre idosos


O Verão é a estação do relaxamento e da diversão, mas o corpo não para. Durante os tempos quentes, ele trabalha para manter a temperatura no lugar e as atividades vitais em dia, gasta muito mais água e energia e precisa de atenção especial. 

Segundo o clínico geral e geriatra da Unimed Sul Capixaba, Gastão Coelho, o corpo faz algumas adaptações nesta época do ano.  "Com as altas temperaturas, nós suamos mais e urinamos menos. Se não repormos todo o líquido que perdemos durante o dia, podemos desenvolver desidratação e até insuficiência renal aguda", alerta. 

O médico explica que a boca seca é o primeiro sinal de que é necessário beber água, ainda que ela não venha acompanhada de sede. O cuidado deve ser ainda maior entre os idosos, que possuem cerca de 40% do corpo constituído de água, contra aproximadamente 70% recorrente em adultos. "Devido a essa queda no líquido corporal é que os mais velhos possuem a pele mais fina. É preciso hidratar o corpo mesmo que ele não peça. Idosos, principalmente, devido à fragilidade do organismo", orienta Dr. Gastão Coelho.  

A pele também precisa de cuidados especiais. Além da hidratação, o protetor solar é essencial. O médico orienta para o horário adequado para a exposição solar, que deve ser pela manhã ou no final da tarde, quando os raios ultravioletas estão mais fracos. "O Verão tem suas vantagens, assim como todas as estações do ano. Para quem vive com osteoporose, fazer caminhadas no entardecer ou no amanhecer são essenciais porque não são tão agressivas à pele, e a vitamina D penetra melhor no corpo", afirma. Dr. Gastão Coelho também orienta que as pessoas permaneçam sempre na sombra, seja de uma árvore ou de uma sombrinha. 

A alimentação é outro aspecto que deve ter a atenção das pessoas durante o Verão, segundo o médico. Com o calor, alguns produtos estragam mais rápido e podem causar gastroenterite e intoxicação alimentar. "É preciso evitar alimentos que contenham maionese, principalmente a caseira. Esses alimentos só devem ser consumidos frescos. Se guardar para mais tarde, pode desenvolver alguma bactéria", destaca. 

Apesar de muitos cuidados, o geriatra da Unimed Sul Capixaba destaca que o Verão tem seus benefícios e deve ser aproveitado. "O sol tem mais qualidade que defeitos. O Verão é uma estação em que as pessoas bebem mais líquido e se exercitam mais. Doenças temos durante todo o ano", finaliza.

Comentários