Mais 124 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão ao Espírito Santo - Jornal Fato
Saúde

Mais 124 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão ao Espírito Santo

Serão 75.500 da Fiocruz e 49.200 do Butantan. No total, são mais 124.700 doses


Foto: Getty Images

Nesta semana, o Brasil recebeu mais 3,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 2,2 milhões da Oxford/AstraZeneca e 1,5 milhão da Coronavac. Destas remessas, 124.700 serão entregues, entre esta quinta (15) e sexta-feira (16), ao Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo deputado federal Evair de Melo. Conforme afirmou a assessoria do deputado, 75.500 do montante é da Fiocruz e 49.200, do Butantan.

Na segunda-feira (12), o Instituto Butantan liberou o lote de 1,5 milhão de doses da Coronavac. Já nessa quarta-feira (14), a Fiocruz entregou outras 2,2 milhões de doses. Segundo a fundação, o objetivo é disponibilizar um total de 5 milhões de doses, com a liberação de mais 2.8 milhões amanhã (16).

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram distribuídas 50 milhões de doses de vacinas covid-19 em todo o Brasil desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Isso porque, nesta semana, mais 6,3 milhões de doses serão enviadas para todos os estados e Distrito Federal - com esse novo lote, a pasta já coordenou a distribuição de mais de 53,9 milhões de doses desde o início da campanha de vacinação.

A remessa conta com 3,8 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com 2,5 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, ambas produzidas no Brasil com matéria-prima importada. O envio, de forma proporcional e igualitária entre as Unidades Federativas (UFs), ocorre a partir desta sexta (16).

Distribuição no Espírito Santo

A reportagem perguntou à Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) como será feita a distribuição dessas 124 mil doses, mas, até o momento, não obteve respostas. Contudo, na última semana, a Sesa havia explicado que com a chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 no Espírito Santo, a Central Estadual de Rede de Frio realiza a entrega às regionais de saúde e aos municípios da região Metropolitana em até 48 horas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, os estados recebem doses de forma proporcional à sua estimativa populacional do grupo prioritário. O horário de chegada dessas doses, assim como o quantitativo da remessa é passado aos estados horas antes.

"A partir do momento que nos é confirmado o quantitativo de doses que receberemos referentes àquela estimativa, precisamos nos organizar também para fazer a estimativa populacional deste grupo em cada cidade, e assim, definir quantas doses cada município irá receber", explicou Danielle Grillo.

 

Em Cachoeiro

De acordo com a assessoria da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, as doses são distribuídas pela Sesa e o município é quem recebe e executa. Não se sabe ainda quanto das vacinas será destinado à cidade, nem a que grupo prioritário.

Assim que as doses chegarem a Cachoeiro, a secretaria de Saúde irá definir as estratégias de vacinação.

Comentários