Covid-19: Cachoeiro entra na 3ª semana de "Risco Extremo" - Jornal Fato
Saúde

Covid-19: Cachoeiro entra na 3ª semana de "Risco Extremo"

Em semana de feriado de Tiradentes veja como fica o comércio e as escolas das cidades em "Risco Alto"


O governador Renato Casagrande realizou pronunciamento no início da noite desta sexta-feira (16) onde anunciou o 51º Mapa de Risco do Espírito Santo. Com a nova classificação Cachoeiro de Itapemirim continua no "Risco Extremo", até o dia 25 de abril de 2021. O novo período entra em vigor já nesta segunda (19).

O governador até chegou a falar ao vivo que Cachoeiro tinha outra classificação mas sua assessoria explicou, em seguida, que ele se confundiu. 

Excepcionalmente, devido ao feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes, que será na quarta-feira, o comércio funcionará terça, quinta e sexta na próxima semana. Mas na próxima, as cidades que forem classificadas como "Risco Extremo" se houver, seguirão as normas anteriores. 

Dos 78 municípios capixabas, 30 municípios capixabas estão classificados em Risco Extremo, 39 em Risco Alto e outros nove em Risco Moderado. Não há municípios classificados em Risco Baixo.

Durante o anúncio do novo Mapa, o governador Renato Casagrande informou uma alteração no funcionamento dos postos de combustíveis nas cidades em risco extremo.

Atividade essencial, funcionavam com as mesmas restrições aplicadas a supermercados, por exemplo. Tinham que fechar às 20h e não abriam aos domingos e feriados. A partir de semana que vem, os postos passam a funcionar sem limitação  de horário ou dia. 

Além disso, as escolas localizadas nos municípios classificados em Risco Alto poderão realizar atendimentos presenciais de forma individual, conforme os critérios a serem estabelecidos pela Secretaria da Educação (Sedu).

Na comparação, a nova Matriz de Risco mudou bem o cenário da pandemia no Espírito Santo. Segundo Renato Casagrande, fruto do esforço coletivo e sacrifício da população para conter o avanço do coronavírus. 
 
 
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

 

 

 

 

 

Comentários