Santa Casa faz ação para atrair novos doadores de sangue - Jornal Fato
Saúde

Santa Casa faz ação para atrair novos doadores de sangue

Hoje, a equipe do hospital estará no sinal de trânsito, no Centro, fazendo uma ação para incentivar a população


A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro de Itapemirim vai realizar essa semana uma campanha para reforçar os estoques de sangue no hospital. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial do Doador, celebrado no dia 14 de junho.

Nesta terça-feira (11), a equipe do hospital estará no sinal de trânsito, no Centro, fazendo uma ação para incentivar a população a fazer sua doação.

Os profissionais estarão com camisa e formarão uma faixa humana com a frase "Doar Sangue Salva Vidas". Além disso, um músico também estará se apresentando com seu saxofone tocando músicas populares.

De acordo com a enfermeira supervisora do Banco de Sangue, Cintia Pimenta, haverá ainda panfletagem das 17h00 às 18h30 com informações de como ser um doador de sangue.

Já na sexta-feira (14), haverá um café da manhã especial para os doadores e o setor também terá uma decoração diferenciada e entrega de mimos aos doadores.

"O objetivo é chamar atenção para atrair novos doadores. Nesse período de frio e chuva, os estoques ficam abaixo do limite e é quando acontecem muitos acidentes nas estradas. E além disso a gente que também agradecer aqueles que já são doadores", explicou.

 

Como fazer para doar  

O serviço de atendimento funciona dentro da Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h00. E no sábado das 7h00 às 11h00. O telefone para tirar dúvidas é o (28) 2101-2123.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 68 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham tido doença de Chagas.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com autorização dos responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos.

O Banco de Sangue da Santa Casa trabalha com agendamento de horários especiais para grupos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: 2101 2123 - Para doar é necessário apresentar documento com foto. 

 

Comentários