Cachoeiro: vacinação infantil tem início na próxima quarta-feira (19)

o baixo quantitativo de doses recebidas, fez com que a (Semus), seguindo orientações do Ministério da Saúde, programasse o início da ação com as crianças portadoras de comorbidade

17/01/2022 18:56
Cachoeiro: vacinação infantil tem início na próxima quarta-feira (19) /Foto: Wagner Santos

A vacinação infantil em Cachoeiro de Itapemirim terá início nesta quarta (19). E o Jornal Fato conversou com o Secretário de saúde Alex Wingler, sobre as expectativas de alcance nesse recorte etário e as dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).  

Segundo o secretário, com as doses recebidas, seguindo orientações do Ministério da Saúde, programou o início da ação com as crianças portadoras de comorbidade, no recorte do público alvo, 5 a 11 anos. Para isso, o local escolhido para marcar o começo das atividades será a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Para o grupo seguinte, crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade, a orientação é que seja feito o agendamento online através do site da Prefeitura de Cachoeiro, e no dia da vacinação, a criança esteja acompanhada dos pais. Caso o acompanhante seja um parente próximo, deverá portar uma autorização por escrito para o ato.

Mesmo diante da resistência de alguns pais no processo de vacinação, a expectativa da Semus é que seja alcançado um número considerável de crianças. 

"Nós tomamos vacina a vida inteira e nunca questionamos. Os pais precisam fazer a análise e identificar as implicações. O nosso papel nós vamos fazer: disponibilizar a vacina".

O chefe da pasta, lembrou da importância eficácia da vacinação na redução das mortes e ocupação dos leitos, "A vacinação tem reduzido os números de óbitos e casos graves".

 

O conteúdo completo da entrevista está disponível nas redes sociais do Jornal Fato e no canal do Youtube.