Cachoeiro recebe fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro recebe fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer do município é um dos realizadores do evento


- Divulgação/PMCI

Será realizado em Cachoeiro de Itapemirim, nesta terça-feira (17), o "Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer". O evento tem o apoio da prefeitura e está previsto para começar às 8h, no auditório do Bristol Hotel.

O primeiro painel do fórum vai abordar a temática "O papel das leis e sua influência no cenário do câncer no Brasil". Os palestrantes serão o coordenador da Defensoria Pública de Cachoeiro, Bruno Danoratto, e o cirurgião oncológico Luiz Augusto Fernandes, referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa).

No segundo painel, Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma importante organização de combate ao câncer, vai comandar a palestra "A importância do fortalecimento das associações de pacientes no combate ao câncer".

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (Gapcci) - Casa de Apoio são os organizadores do evento.

Voluntária da Gapcci e referência na área de oncologia, a médica Sabina Aleixo ratifica a importância do fórum como iniciativa para reunir esforços em prol da redução do tempo de espera de pacientes para início do tratamento de câncer pelo SUS na região sul capixaba. 

"Vamos debater, principalmente, medidas para agilizar o processo - desde o exame preliminar, na unidade de saúde, e confirmação do diagnóstico -, observando o cumprimento da Lei dos 60 dias, que preconiza que, após o diagnóstico, o paciente tem que começar o tratamento dentro desse prazo", esclarece.

A secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, avalia que o evento dará contribuição relevante para o aprimoramento da assistência oferecida na rede pública, por todas as partes envolvidas, bem como ajudará a fortalecer a divulgação sobre o acesso aos serviços disponíveis. 

Para participar do "Fórum de debate sobre o acesso ao tratamento de câncer", que é aberto ao público, é preciso fazer a inscrição, gratuitamente, acessando o endereço eletrônico: www.casadeapoiocancer.ogr.br. O Bristol Hotel, local do evento, fica localizado na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado.

Esta será a terceira atividade do fórum neste ano. As primeiras foram realizadas em março, nas cidades de Guaçuí e Castelo.

Comentários