Cachoeiro abaixo da média na vacinação - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro abaixo da média na vacinação

No Espírito Santo 115.945 crianças já foram imunizadas contra pólio (50,92% da meta)


A vacinação prossegue até o dia 28 de novembro, quando a campanha termina 


 

Cachoeiro de Itapemirim está abaixo da média estadual em vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. O município tem a chance de se recuperar hoje, para quando está marcado, em todo o Espírito Santo, o 2º Dia D de imunização.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o Centro Municipal de Saúde e unidades nos bairros e distritos atendem das 8h00 às 17h00. Até o início desta semana, o município tinha vacinado 5.024 crianças contra a pólio (42,81% do total) e 4.098 contra o sarampo (39,6%).

De acordo com a coordenadora da campanha no Espírito Santo, Danielle Grillo, foram vacinadas no Estado 115.945 crianças contra pólio (50,92% da meta) e 97.720 crianças contra o sarampo (48,56% da meta).

Ela ressalta que o Dia D é um meio de facilitar o acesso de pais e responsáveis que trabalham durante a semana. "Mas quem não puder comparecer poderá levar a criança para vacinar nas unidades de saúde municipais até o dia 28 de novembro, quando a campanha termina", explica.

Serão montadas 513 salas de vacinação (415 postos fixos e 98 volantes) nos 78 municípios capixabas para que pais e responsáveis não deixem de levar suas crianças para vacinar.

A coordenadora enfatiza que é importante alcançar uma cobertura vacinal alta e homogênea para evitar a reintrodução da poliomielite no país e surtos de sarampo. Isso significa que todos os municípios precisam alcançar uma boa cobertura vacinal.

 "A falta de homogeneidade pode gerar o aumento do número de casos das doenças, como aconteceu recentemente no Nordeste, que registrou surto de sarampo".

As gotinhas da pólio serão administradas em bebês de seis meses a menores de cinco anos. Já a injeção contra o sarampo, em crianças de 12 meses até menores de cinco anos.

Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias estará apto a tomar as duas vacinas de uma vez. Promover as ações simultaneamente facilita a cobertura de crianças com faixas etárias parecidas.

Comentários