Cachoeirense com Ame, consegue medicamento - Jornal Fato
Saúde

Cachoeirense com Ame, consegue medicamento

Aguarda o prazo de 60 dias para receber, e começar seu tratamento dentro de um ano


A cachoeirense, Aline de Oliveira Ferreira, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (Ame), depois de muita persistência, conseguiu o medicamento Spinraza, para que a doença degenerativa não avance. Ela recorreu à Justiça Federal e conseguiu seis doses, suficientes para um ano de tratamento.

O remédio vem dos Estados Unidos e custa R$ 3 milhões. O prazo de entrega é de 60 dias. Assim que chegar, ela deve começar a se tratar no hospital Unimed de Cachoeiro.

"É motivo de muita felicidade e, principalmente, alívio. Só de saber que o medicamento já está a caminho, me sinto bem fisicamente. Uma grande vitória para mim e minha família. Nossa esperança não acaba aqui. Agora poderei cuidar dos meus filhos", disse a Aline.

A Ame, é degenerativa de origem genética. É necessário que o pai e mãe, possuam gene e que o embrião herde esse mesmo de cada um. A atrofia é caracterizada por causar fraqueza, prejudicando os movimentos voluntários mais simples como segurar a cabeça, sentar e andar. A doença atinge um em cada 10 mil recém-nascidos. 

Aos 31 anos, mãe de 3 filhos, a cachoeirense demorou dois anos até conseguir o diagnóstico, com idas e vindas a hospitais. Já impossibilitada de fazer tarefas simples, passou a necessitar de companhia 24 horas ao seu lado, para ajudá-la.

"Aguardo a chegada das doses, com o coração alegre e com fé de que daqui para frente, tudo dará certo", afirmou.

Comentários