Beneficência Portuguesa inicia treinamento na Santa Casa de Cachoeiro

A iniciativa tem como objetivo oferecer melhor assistência e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes atendidos na instituição.

06/02/2023 17:40
Beneficência Portuguesa inicia treinamento na Santa Casa de Cachoeiro /Foto Divulgação
Uma equipe do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, iniciou na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, nesta segunda-feira (4), a segunda etapa do projeto Lean nas Emergências, um programa que é realizado pelo Ministério da Saúde.  A iniciativa tem como objetivo oferecer melhor assistência e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes atendidos na instituição.  De acordo com a coordenadora da Qualidade da Santa Casa, Aline Gomes, nessa etapa a equipe de São Paulo estará no hospital a cada 15 dias fazendo o acompanhamento dos trabalhos.  Além disso, haverá também encontros virtuais entre as equipes para alinhar as demandas de implementação do programa.  Nesta segunda-feira, a equipe do hospital paulista, formada pela médica Sara Leal e a especialista em processos Beatriz Paroli, fez uma apresentação do projeto para os colaboradores da Santa Casa e fizeram ainda uma visita aos setores para envolver todos os funcionários.  ?Elas apresentaram o projeto para a diretoria e os demais colaboradores. Reforçaram também a importância e o comprometimento de todos nesta iniciativa?, contou Aline.
O que é o projeto Lean nas Emergências?
O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Para executar este projeto, os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta de médicos e especialistas em processos. 
 
Após a seleção dos hospitais tem se início a fase de implementação, na qual uma dupla de profissionais realizam visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Essa fase tem a duração de seis meses, em média, e após o término desse período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para a sustentação dos resultados.