Ato pela prevenção do suicído mobiliza área central - Jornal Fato
Saúde

Ato pela prevenção do suicído mobiliza área central

As ruas do centro de Cachoeiro de Itapemirim receberam, na manhã desta sexta-feira (28), uma caminhada de prevenção ao suicídio


Foto: PMCI

As ruas do centro de Cachoeiro de Itapemirim receberam, na manhã desta sexta-feira (28), uma caminhada de prevenção ao suicídio organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A atividade saiu da Praça de Fátima, em direção à praça Jerônimo Monteiro.

Alusiva à campanha local do Setembro Amarelo, a mobilização teve a participação de profissionais da rede pública de atenção psicossocial do município e pacientes por esta atendidos, além de diversos funcionários que atuam em outros setores da Secretaria de Saúde.

"Nós estamos nesta caminhada, em presença maciça, porque entendemos a importância de alertarmos a sociedade sobre o suicídio, um problema que precisa de reflexão e de ações preventivas", avalia Manuela Moreno Souza, psicóloga da Saúde Mental da Semus.

Atualmente, as unidades básicas de saúde contam com o trabalho de acolhimento a pessoas em fase de sofrimento psicológico, com serviços de escuta especializada, realizados pelas equipes da Saúde Mental e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dentre outros profissionais.

 

Mais de mil atendimentos

A caminhada integrou a programação da Semana da Saúde Integral, promovida na praça Jerônimo Monteiro na quinta (27) e nesta sexta, com diversos serviços gratuitos. Foram realizados, ao todo, 1.150 atendimentos.

O público ali assistido teve acesso a orientações psicológicas (com encaminhamentos, quando necessário); aferição de pressão; teste de glicemia capilar; orientação nutricional; teste rápido de sífilis; distribuição de preservativos; vacinação de adolescentes e adultos; solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse há mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose; e avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade.

Comentários