"Variante Indiana covid-19 não está no ES", garante secretário

Indiano estava isolado em hotel; Nésio Fernandes e o sub secretário Luiz Carlos Reblin atualizaram o combate ao coronavírus em todo o Espírito Santo, nesta terça-feira (1)

01/06/2021 15:46
"Variante Indiana covid-19 não está no ES", garante secretário

Durante pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira (1), o Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes descartou a presença da variante indiana da covid-19 no Espírito Santo. 

Portanto o turista indiano que testou positivo para a covid-19 em Vitória e estava isolado em um hotel, situado na praia de Camburi em Vitória, foi diagnosticado com a variante P1. A quarentena do estabelecimento foi encerrada hoje (1). No total 92 pessoas, entre hóspedes e funcionários do hotel foram testados logo após o indiano ser diagnosticado. 

"Foi rastreado um caso positivo do coronavírus e a investigação da cepa constatou a presença da variante P1, a variante brasileira que foi identificada primeiramente no Amazonas. Está descartada, deste modo, a importação da variante indiana no Espírito Santo ", afirmou Nésio Fernandes. 

"A Secretaria de Saúde acaba de encerrar a quarentena estabelecida na unidade hoteleira onde foi determinada uma quarentena compulsória para investigação de caso suspeito da variante indiana. Os demais casos que foram investigados a partir das notificações da Anvisa também foram descartados para infecção de covid-19, de modo que diante das investigações realizadas até o presente momento, o Espírito Santo não apresenta casos importados da variante indiana e casos de transmissão local", Nésio Fernandes. 
 

Estabilização no Estado

"Nós vivemos no Espírito Santo uma estabilização da incidência de casos novos. Estamos mantendo também uma estabilização da internação hospitalar, dos pacientes internados em UTI. Retomamos tendência de queda de internações em enfermarias e mantemos a tendência de queda no número de  óbitos. Estamos ainda em um período perigoso, de alerta, até o final do mês de junho. Compreendemos que os casos observados também estão alcançando um estágio de estabilidade", detalhou Nésio Fernandes.