Campanha alerta para baixo estoque de sangue universal - Jornal Fato
Saúde

Campanha alerta para baixo estoque de sangue universal

No Hemoes, o ideal são 26 bolsas de sangue O-.


- Divulgação/Gov-ES

Em comemoração ao Junho Vermelho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança a campanha "Procura-se sangue O-". Neste mês, em que é celebrado o Dia Mundial de Doador de Sangue, dia 14, a Sesa faz um alerta para a importância do tipo sanguíneo considerado doador universal.

Segundo a diretora técnica do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, o objetivo maior da campanha é "reforçar a doação do O-, mas lembrando que todos os tipos sanguíneos são importantes. E precisamos, também, conscientizar para que grande parte da população seja doador de sangue regular. Que vá ao hemocentro doar sangue mais de duas vezes ao ano, voluntariamente", explica.

O sangue O- é usado frequentemente em situações de emergência. "Em casos de extrema urgência, em que o paciente chega ao hospital, com um grande trauma, como acidentes automobilísticos, vítimas de violência urbana, por exemplo, o primeiro tipo sanguíneo que será solicitado a uma agência transfusional para aquele paciente será o O-, pois não dá tempo de fazer todos os exames pré-transfusionais antes da necessidade do paciente receber aquele hemocomponente", ressalta Rachel Lacourt.

Os Hemocentros trabalham com um estoque ideal de cinco dias para cada tipo sanguíneo. No Hemoes, o ideal são 26 bolsas de sangue O-. Na última semana o estoque chegou a ficar zerado. Nesta sexta-feira (31), o Hemoes contava com quatro bolsas. Nos hemocentros de Colatina, Linhares, São Mateus e a Unidade de Coleta da Serra a situação, segundo a coordenadora, não é diferente.

"É importante frisar que a população capixaba é muito solidária e responde bem a todas as campanhas de mobilização às doações de sangue", afirma a diretora, que alerta também, que os Hemocentros precisam dos atos de solidariedade e mobilização todos os dias. "Precisamos de número de doações regulares, pois o sangue tem validade."

 

Balanço de doações em 2019

De janeiro até abril deste ano, as cinco unidades de Hemocentros no Espírito Santo receberam um total de 16.801 doadores, um aumento de 7,13% se comparado ao ano anterior, em 2018, que teve um total de 15.683 doadores.

No mesmo período de 2019, a equipe de Coleta Externa realizou 7 ações, com 536 atendimentos e a coleta de 348 bolsas. As campanhas foram realizadas nos municípios de Brejetuba, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória.

 

Seja um doador

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. 

 

Onde doar

Clique aqui e saiba os locais que você pode doar sangue. Além disso, você também pode baixar os arquivos da campanha, na aba "Compartilhe a campanha nas redes sociais".

 

Programação Coleta Externa

Qualquer cidadão pode requerer o ônibus para seu bairro/município. É preciso encaminhar um e-mail para a Coleta Externa ([email protected]), que será feita uma visita técnica de avaliação e se favorável a equipe marcará o dia. Os pedidos devem ser feito com antecedência.

Para este mês, o ônibus da Coleta Externa estará em dois municípios do Estado. Abaixo os agendamentos de junho:

Comments

SEE ALSO ...