"Podemos ter uma 3ª onda covid-19", alerta Secretário de Saúde

Nésio Fernandes reforçou que o debate de ideias fragiliza a população no sentido de se proteger com uso de máscaras, isolamento e distanciamento.

01/03/2021 16:44
"Podemos ter uma 3ª onda covid-19", alerta Secretário de Saúde

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda (1), no palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes fez um alerta: disse que o estado poderá ter uma terceira onda de casos covid-19, em contaminação acelerada, nos meses de março e Abril.

O secretário Nésio Fernandes reforçou que o debate de ideias fragiliza a população no sentido de se proteger com uso de máscaras, isolamento e distanciamento. O secretário reforçou que a doença não muda e sim nosso comportamento. Disse também que os pacientes de outros estados estarão isolados para evitar a propagação das novas cepas. 

 

Fechamento do comércio

O governador Renato Casagrande destacou que fechar o comércio, se for necessário aplicar restrições em algum momento, não é sua opção, porém é uma decisão baseada em orientações da ciência e que ter leitos de UTI não significa garantia total que as pessoas não virão à óbito. 

Casagrande disse também que falta uma coordenação nacional mais eficaz, e justamente essas posições divergentes é que dificultam a prevenção.

 

Viagem a Brasília

O governador Renato Casagrande explicou que em sua agenda nesta terça-feira dia 2, há um encontro às 13:30 com o presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira. Nesta reunião haverá o pedido para que o congresso ajude os estados no combate a pandemia covid-19.

O governador disse que o Plano Nacional de Vacinação do governo federal estima que toda a população estará imunizada até dezembro de 2021.

Porém, há um movimento coordenado pela empresária Maria Luiza Trajano, que pretende imunizar toda a população até setembro e os governadores estão com o objetivo de tentar antecipar ainda mais essa vacinação em massa em todo o território nacional.

CONFIRA A ENTREVISTA COLETIVA NA ÍNTEGRA